Educação
Enem 2025 registra 27% de abstenção no 1º dia de prova
Apesar de elevado, é inferior ao observado em 2023 e 2022, quando as ausências ficaram em torno de 28%.
Primeira Página
10 de Novembro de 2025 - 09:10

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, praticamente repetindo o índice do ano anterior, que foi de 26,6%. O percentual, apesar de elevado, é inferior ao observado em 2023 e 2022, quando as ausências ficaram em torno de 28%. Mais de 4,8 milhões de estudantes estavam inscritos para participar do exame, aplicado em 1.805 municípios com o envolvimento de cerca de 300 mil profissionais na organização e fiscalização.
Durante o primeiro dia, foram eliminados pouco mais de 3,2 mil participantes por descumprimento das regras de aplicação, incluindo uso indevido de material impresso, porte de aparelhos eletrônicos, saída antecipada com o caderno de questões e desrespeito às orientações dos fiscais. O Ministério da Educação informou que, de modo geral, a aplicação transcorreu dentro da normalidade e sem ocorrências graves.
As provas cobraram 90 questões de múltipla escolha abrangendo linguagens, ciências humanas e uma redação. O tema escolhido para o texto dissertativo foi “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta foi elogiada por especialistas em educação, que destacaram sua relevância social e o estímulo a reflexões sobre o etarismo e as políticas públicas voltadas à população idosa.
O gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). Já a reaplicação do exame está prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, contemplando candidatos que enfrentaram imprevistos, como os estudantes afetados pelos tornados no Paraná.
O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. Além de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Enem continua sendo a principal via de acesso ao ensino superior no país, servindo como critério para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).




