Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Esporte

Guia: Cruzeiro alcança 17ª vitória e aumenta chances de título para 96%

Com 0,5%, Atlético-PR praticamente deixa disputa pelo troféu, e Grêmio se aproxima da Libertadores. Vasco e São Paulo têm risco de queda parecido

Globo Esporte

04 de Outubro de 2013 - 08:00

O embalo do Cruzeiro, invicto há 11 rodadas, vai afunilando cada vez mais a já apertada disputa pelo título do Campeonato Brasileiro, mesmo a 13 rodadas do fim. Após a goleada por 4 a 0 sobre a Portuguesa no Mineirão, a Raposa aumentou em dois por cento suas chances de título e chegou a 96% de probabilidades de ser a campeã, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza.

Além disso, a equipe vê dois de seus três concorrentes quase abandonarem o duelo pelo troféu: o Botafogo, há quatro jogos em jejum, teve suas chances reduzidas para 1%, enquanto o Atlético-PR, após duas derrotas seguidas, praticamente abandonou a briga, com a remota porcentagem de 0,5%.

- A chance do Atlético-PR chegar ao título é reduzidíssima, apenas uma em 200 - explicou o matemático.

Guia: Cruzeiro alcança 17ª vitória e aumenta chances de título para 96%

O Grêmio, apesar da diferença de 11 pontos para o líder, não deixou a desvantagem aumentar e ainda se mantém firme como um dos postulantes ao título após vencer o Atlético-PR por 1 a 0, na Arena do Grêmio. O Tricolor agora tem 2,5% de probabilidade de ser campeão. Se os números não são muito favoráveis na briga pelo troféu, a situação muda de figura quando o assunto é o passaporte para a Libertadores. A equipe está cada vez mais próxima da classificação matemática para o principal torneio sul-americano, com 90%. Outros vitoriosos da rodada, Vitória (17%), Santos (14%), Corinthians (9%) e Flamengo (4%) também viram suas chances ampliarem na briga pelas três vagas restantes. Fluminense (10%), Internacional (8%), Goiás (4%), Bahia (3%), Portuguesa (2%) e Coritiba (1%) viveram situação inversa na rodada, mas também seguem no páreo.

Guia contra a degola:

A briga para fugir do rebaixamento esquentou entre Vasco e São Paulo. Após quadro rodadas no Z-4, o Cruz-Maltino fez 3 a 1 sobre o Internacional, voltou a vencer depois de seis jogos pelo Brasileiro e empurrou para a zona da degola o Tricolor, que levou 3 a 0 do Santos na Vila Belmiro. As equipes inverteram as posições na tabela, mas suas chances de queda são quase iguais: 35% para os cariocas, contra 38% dos paulistas. O Vitória praticamente já se vê sem ameaça, enquanto 14 clubes ainda correm riscos. Os mais ameaçados continuam sendo o Náutico, ainda com 99% apesar dos dois triunfos consecutivos, a Ponte Preta, com 87% após ser derrotada em casa pelo próprio Timbu, e o Criciúma, que tinha um jogo a mais e teve sua probabilidade de degola mantida em 67% mesmo sem entrar em campo.

Obs: Os cálculos representados com "0%" na tabela acima significam que os clubes em questão estão com porcentagens decimais mais próximas de 0% do que de 1%.