Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Internacional

OEA pede contagem de todos os votos válidos nas eleições americanas

G1

06 de Novembro de 2020 - 16:14

OEA pede contagem de todos os votos válidos nas eleições americanas
Eleição nos EUA - Apuração dos votos no norte de Las Vegas, em Nevada, no dia 4 de novembro — Foto: Ronda Churchill / AFP

A Organização dos Estados Americanos (OEA) pediu em relatório preliminar desta sexta-feira (6) que todos os votos considerados válidos das eleições presidenciais dos Estados Unidos sejam contados "quando recebidos dentro dos parâmetros das regras e regulações existentes nos respectivos estados".

No documento, a OEA elogiou os "esforços extraordinários" das autoridades americanas em "expandir as opções de votação". Milhões de eleitores votaram por correio, parte deles para evitar aglomerações nesta pandemia (leia mais adiante o que diz a OEA sobre o tema).

O presidente Donald Trump, que tenta a reeleição, vem atacando o sistema eleitoral americano e acusa, sem apresentar provas, fraude. Do outro lado, o candidato democrata Joe Biden pede calma e diz que todos os votos devem ser contados.

A organização disse também que "todos os candidatos devem ter garantido o direito de reclamação e recurso judicial, quando feitos dentro dos parâmetros legais".

A missão da OEA que acompanha as eleições americanas chegou nos EUA em 3 de janeiro e permanecerá no país até janeiro de 2021, quando haverá a leitura dos votos do Colégio Eleitoral no Congresso. São 28 especialistas e observadores de 13 países que integram a organização.

Um dos observadores é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro, o ministro Luís Roberto Barroso. Ele viajou aos EUA a convite dos conselhos eleitorais do estado de Maryland e de Washington DC, informou a assessoria do TSE.

Votos por correio

OEA pede contagem de todos os votos válidos nas eleições americanas
EUA - Contagem de votos na Geórgia — Foto: Tami Chappell / AFP

No relatório, os observadores da OEA ressaltaram que uma comissão não partidária concluiu que a integridade dos votos por correio foi observada e que a votação "está de acordo com padrões democráticos".

"Mecanismos de verificação existem para confirmar ou eliminar dúvidas sobre a votação por correspondência", diz a nota.

Para a organização, porém, há preocupação sobre os prazos dados ao registro dos eleitores e sobre as cédulas que chegam nos últimos dias de votação. Por isso, a missão da OEA sugere um estabelecimento claro sobre as datas limite para que eleitores que queiram votar por correio se inscrevam.