Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Policial

Juiz coloca em liberdade Diovane dos Santos “Ovelha” e o cabo Valdir Ferreira

Inicialmente o juiz tinha decretado a prisão provisória de ambos por 30 dias, quando nesta circunstância o prazo máximo de detenção é de cinco dias

Flavio Paes/Região News

27 de Outubro de 2011 - 17:00

Juiz coloca em liberdade Diovane dos Santos “Ovelha” e o cabo Valdir Ferreira
Juiz coloca em liberdade Diovane dos Santos - Foto: Emmileny Monteiro/Regi

De volta a Sidrolândia o cabo da Polícia Militar, Valdir Ferreira e diretor do Site Sidrolândia News, Diovane dos Santos, o Velho. O juiz da auditoria militar, Aldo Ferreira, acatou o recurso do advogado David Moura de Olindo e concedeu alvará de soltura para ambos no final da tarde desta quinta-feira (27).

Inicialmente o juiz tinha decretado a prisão provisória de ambos por 30 dias, quando nesta circunstância o prazo máximo de detenção é de cinco dias. Todos os demais presos na Operação Holambra, que tiveram a prisão provisória decretada acima de cinco dias, vão ser colocadas em liberdade no máximo até sexta-feira.

OPERAÇÃO HOLAMBRA

o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) revela  que 21 pessoas foram  presas na operação “Holambra”,  deflagrada nesta segunda-feira para tentar desmantelar uma quadrilha que agia com a conivência de policiais no contrabando de produtos do Paraguai. Quase metade das detenções,  10,  foram realizadas  em Sidrolândia, incluindo pelo menos quatro policiais militares, incluindo o subcomandante do Pelotão da PM, o subtenente Laudelino Gonçalves do Santos.

.

São pelo menos nove policiais suspeitos de receberem propina para liberar de produtos contrabandeados do Paraguai que tem na cidade um corredor natural de acesso a Campo Grande. Além de Sidrolândia  a operação foi realizada na Capital, Dois Irmãos do Buriti e em Rondonópolis (MT), com o apoio do Gaeco do Estado vizinho.

Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em todas as cidades envolvidas. Três veículos foram apreendidos na Capital. No total,   8 suspeitos foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, 4 foram presos em flagrante, 9 foram detidos temporariamente. Foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão. .

Entre os presos em Sidrolândia, além do já citado subcomandante do Pelotão da PM, o subtenente Laudelino Gonçalves dos Santos, estão; Cabo Valdir Ferreira que em 2008 foi candidato a vereador pelo PSDB e obteve 186 votos;  o Cabo Vanilson Nogueira da Costa e o soldado José Rebelo Neto.

Foi preso em flagrante por porte ilegal de munição Diovane dos Santos, o Ovelha, um dos diretores do jornal eletrônico Sidrolândia News, na casa dele foram encontradas munições de diversos calibres (ponto 50; 762 ponto 44 e calibre 22).

O ex-policial Cleber Queiroz e o dono de uma borracharia identificado como Rinaldo, também foram alvos da operação. Queiroz foi expulso em 2010 pelo comandante da PM após sindicância instalada em Sidrolândia. Ele recorreu, mas em março de 2011 a Justiça Militar negou a volta dele aos quadros da Polícia Militar.

Confira os detalhes da operação

Mandado de busca e Apreensão: 15 em Campo Grande 13 em Sidrolândia, 1 em Dois Irmãos do Buriti e 1 em Rondonópolis, totalizando 30.

Mandado de Prisão Preventiva: 4 em Campo Grande, 4 em Sidrolândia, total 8.

Mandado de Prisão Temporária: 3 em campo Grande, 4 em Sidrolândia, 1 em Dois Irmãos de Buriti e 1 em Rondonópolis, totalizando 9.

Auto de Prisão em Flagrante Delito: 2 em Campo Grande, 2 em Sidrolândia. 

Veículos Apreendidos: 3 em Campo Grande.

Objetivos da ação

A operação era destinada a cumprir 34 mandados de busca e apreensão domiciliar, 9 mandados de busca e apreensão de veículos, 8 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de prisão temporária.