Policial
PF liberta 34 paraguaios submetidos a trabalho escravo em fazenda de MS
Os colchões eram insuficientes e o espaço físico não suportava o número total de pessoas, tendo algumas que dormir do lado de fora
Policia Federal
02 de Março de 2013 - 10:22
Em ação conjunta com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizada nesta sexta-feira (1º) policiais federais de Naviraí-MS prenderam em flagrante um brasileiro submetendo trabalhadores à jornada exaustiva e a condições degradantes de trabalho.
Na operação desencadeada após investigações, os policiais mantiveram vigilância sobre o local do crime e seguiram o ônibus que fazia o transporte dos trabalhadores. Como resultado, foram encontrados 34 paraguaios na fazenda Dois Meninos localizada no município de Itaquiraí-MS.
Os trabalhadores atuavam na colheita de mandioca durante o dia e eram deslocados para alojamentos localizados no município de Naviraí-MS no começo da noite, onde permaneciam até o início da nova jornada. Essas pessoas eram divididas em dois alojamentos nos quais só dispunham de um banheiro e não havia nenhum móvel.
Os colchões eram insuficientes e o espaço físico não suportava o número total de pessoas, tendo algumas que dormir do lado de fora. Além de serem explorados laboralmente, os materiais de segurança necessários para o trabalho e a alimentação eram cobrados dos trabalhadores.
Eles eram contratados por um "gato" que os recrutavam no Paraguai para realizarem essa atividade no Brasil. O flagrante está sendo lavrado na Delegacia de Polícia Federal em Naviraí-MS.




