Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 30 de Abril de 2024

Policial

Polícia fecha o cerco a foragidos e em um mês recapturou 12 em Sidrolândia

As forças de segurança conseguiram recapturar nos últimos 30 dias pelo menos 12 foragidos da Justiça.

Flávio Paes/Região News

09 de Setembro de 2018 - 21:37

Polícia fecha o cerco a foragidos e em um mês recapturou 12 em Sidrolândia

Numa operação conjunta entre as policiais civil e militar, as forças de segurança conseguiram recapturar nos últimos 30 dias pelo menos 12 foragidos da Justiça, detentos que cumpriam pena em regime semiaberto em Campo Grande e em outras cidades do Estado e acabaram fugindo para Sidrolândia, buscando refúgio em assentamentos e até na ocupação de sem-terra na antiga esplanada ferroviária.  

“Estamos trabalhando para cumprir todos os mandados de prisão em aberto e com isto tirar de circulação estas pessoas. São reincidentes em práticas criminosas que acabam voltando às ruas para praticar furtos e se envolver com o tráfico de drogas”, explica o delegado Diego Dantas. O trabalho tem o respaldo do Judiciário que tem agido rápido para garantir a transferência dos presos para seus locais de origem para evitar o risco de superlotação das celas da delegacia, que atualmente estão com 12 presos.  

Na última quinta-feira, por exemplo, a Polícia Civil localizou uma mulher de 39 anos, foragida da Colônia Penal de Campo Grande, foi presa pela Polícia Militar porque cortou e jogou fora a tornozeleira eletrônica que deveria estar usando. Valdirene Borges Sides de 39 anos, a Capetinha, estava na Rua Prudente de Moraes, quando foi surpreendida por uma guarnição da Polícia Militar.  

Segundo a delegada Thaís Duarte Miranda, ela confessou que cortou e jogou a tornozeleira próximo à linha de trem da cidade. Capetinha tem várias passagens pela polícia e foi recapturada porque a tornozeleira foi encontrada e um boletim de ocorrência foi feito. Ela conseguiu no último dia 25 de junho o benefício de cumprir pena em liberdade, com medidas restritivas com uso de tornozeleira. À polícia, ela confessou que se desfez da tornozeleira e que é usuária de drogas. Ela perderá o benefício e volta a cumprir a pena por tráfico de drogas em regime fechado. 

Na quinta-feira, foi capturada Francyelle Candido da Silva, que cumpria pena em regime semiaberto (no qual fica de dia em liberdade para trabalhar e pernoita no presídio). Ela foi condenada por tráfico de drogas em Ponta Porã e estava morando no Sidrolar 2. Na madrugada de sábado, a Polícia Militar prendeu Cristiano Martins da Silva, que se juntou outros dois marginais para arrombar a agência dos Correios. Os dois comparsas fugiram, diante da aproximação da viatura, deixando para traz Cristiano com ferramentas usadas no arrombamento de portas e janelas (pé de cabra, serra marreta).  

Polícia fecha o cerco a foragidos e em um mês recapturou 12 em Sidrolândia

No sábado à noite, por volta das 23 horas, a PM abordou Ailton Bezerra Fogaça, o Beiço, 42 anos, que perambulava pela Rua Ponta Porã quase esquina com a Paraná. Cristiano, condenado em 2010 por furto, há oito anos, cumpre uma rotina de entra e sai da cadeia. Perdeu pelo menos quatro vezes o benefício da progressão penal (do regime fechado para o semiaberto), por não cumprir a sua parte: que é arrumar um trabalho lícito e pernoitar na cadeia. A última vez que conseguiu o benefício em 22 de maio de 2017. Como transgrediu as regras, desde o último dia 23 de fevereiro, está com prisão decretada para voltar ao regime fechado. 

No último dia 27, Edivaldo Flores, o Alemão, foragido da Justiça com mandado de prisão em aberto na Comarca de Aquidauana, foi capturado. Edivaldo foi localizado por policiais do Serviço de Investigação em diligências na antiga esplanada ferroviária na área ocupada por famílias mobilizadas pelo MST (Movimento dos Sem Terra). 

Polícia fecha o cerco a foragidos e em um mês recapturou 12 em Sidrolândia