Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Ampliação da licença-maternidade é prioridade, diz deputada

Agência Câmara

01 de Março de 2011 - 14:12

A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), reafirmou que as prioridades do grupo na Casa incluem a luta por mais poder político e pela redução da violência e da pobreza entre as mulheres.

Entre as propostas prioritárias estão o PL 6653/09, que prevê ações para garantir a igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, e a PEC 30/07, que amplia de 120 para 180 dias a licença-maternidade de todas as trabalhadoras, urbanas ou rurais, que contribuam com a Previdência Social.

Atualmente, a licença-maternidade de 180 dias vale para funcionárias de empresas que optaram pelo Programa Empresa Cidadã e para servidoras da administração pública.

Segundo Janete Rocha Pietá, a bancada também atuará com força na reforma política. “Queremos uma lista [partidária] onde haja uma mulher e um homem. Devemos lutar para o meio a meio. Queremos que o financiamento seja público e os partidos cumpram a decisão da minirreforma que estabelece 5% do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas”, afirmou.

A deputada, que participou hoje (1º) de sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), disse ainda que as mulheres brasileiras querem mais creches, mais restaurantes e lavanderias comunitárias, mais instrumentos que as liberem para o trabalho.