Política
Deputados acrescentam uma emenda e aprovam projeto do Refis
Os parlamentares incluíram apenas uma emenda que prevê o parcelamento da dívida em até 48 vezes.
Campo Grande News
07 de Novembro de 2013 - 13:25
Os deputados estaduais aprovaram hoje em primeira e segunda votação o projeto do Refis (Programa de Recuperação Fiscal das Atividades Produtivas) que tem objetivo de conceder alternativas e atrativos para que as empresas que tenham dívida ativa com o Estado busquem a sua regularização. Os parlamentares incluíram apenas uma emenda que prevê o parcelamento da dívida em até 48 vezes.
O projeto foi trazido ontem pelo governador que em nenhum momento exigiu que fosse votado, apenas pediu urgência na análise. Estivemos com ele depois da sessão e ele acatou a emenda que prevê o parcelamento em até 48 vezes, antes chegava até 36 (vezes), destacou o deputado Junior Mochi (PMDB).
Eduardo Rocha (PMDB) também destacou a sensibilidade do governador ao ouvir os deputados e aceitar a alteração no projeto. A princípio se colocou firme sobre o texto, mas depois se mostrou favorável a mudança, acrescentou.
Votação Os deputados aprovaram o projeto com a nova emenda durante a sessão e depois foi convocada uma nova sessão extraordinária, para que a proposta já fosse apreciada em segunda votação.
O deputado Amarildo Cruz (PT) destacou que como os colegas puderam analisar melhor o projeto ao não votá-lo ontem, puderam acrescentar esta mudança no texto original. Mostramos que podemos acrescentar na discussão e não apenas referendar a proposta apresentada, apontou.
Projeto Ficou estabelecido que quem pagar a vista poderá ter o desconto de 100% em relação a juros e multas. Aqueles que desejarem parcelar em 36 vezes terão 80% de desconto as grandes empresas e 85% as micro-empresas.
Com a nova emenda incluída ao projeto, as empresas que contribuem no modelo Simples Nacional poderão parcelar em 48 vezes, tendo assim 75% de desconto sobre os acessórios. O governo disponibilizou junto ao Banco do Brasil uma linha de crédito onde o devedor poderá parcelar o débito em até 60 vezes, com juros de 1,2% ao mês.
Dívida - Em Mato Grosso do Sul 12.259 empresas estão inscritas na dívida ativa o que contabiliza R$ 4,7 bilhões em débitos ao Estado. Com esta negociação estas empresas deixam de ser irregulares e voltam a contrair empréstimos e participar de licitações.
O projeto do Refis deverá contemplar 164 mil empresas, sendo 46 mil do setor do comércio e industrial e 100 mil contribuintes do setor agropecuário.




