Política
Dia vergonhoso, avalia Loubet sobre remoção de Braga
Momento de confusão na Câmara dos Deputados, com a remoção do deputado Glauber Braga, foi 'vergonhoso'.
Midiamax
10 de Dezembro de 2025 - 08:15

“Mais um caso que desmoraliza o Poder Legislativo perante a sociedade, um dia vergonhoso”. A fala é do deputado federal Vander Loubet (PT) sobre a confusão na Câmara dos Deputados na tarde de terça-feira (9).
Segundo Loubet, o que acontece é grave. “É um episódio que não contribui em absolutamente nada para o Brasil. A população espera de nós, congressistas, gestos e comportamentos que, de fato, possam estar em sintonia com as necessidades do país”, afirmou.
Ainda conforme o parlamentar, as pessoas esperam pautas importantes por parte dos deputados. “Não foi isso que aconteceu hoje na Câmara. Hoje é um dia vergonhoso para a história da Câmara dos Deputados”.
Entenda
O deputado Glauber Braça (PSOL-RJ) foi removido à força da cadeira do presidente Hugo Motta (Republicanos), no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.
Além da remoção forçada, a Câmara dos Deputados também suspendeu por tempo determinado a transmissão da TV Câmara e determinou a saída de jornalistas que cobriam a ocupação do deputado na cadeira do presidente Hugo Motta (Republicanos).
Nesta terça-feira (9), Motta pautou o projeto da dosimetria e anunciou a apreciação da cassação de mandato de Braga na quarta-feira (10).
“Amanhã eles votam a tentativa de cassação no plenário da Câmara”, destacou Braga. O deputado lembrou o episódio em que a direita ocupou e travou a pauta no Plenário da Câmara. “Sobrou diálogo”, disse sobre a situação do passado.
Durante coletiva após o episódio, Braga questionou o presidente da Casa: “Precisava disso aqui? Precisava atacar as deputadas?”, disse. Além disso, criticou a interrupção da transmissão da sessão da Câmara e expulsão da imprensa do plenário. “Solidarizar com a imprensa que também foi agredida e teve o trabalho silenciado. Até hoje não tinha ouvido falar de cortar o sinal da TV Câmara”.




