Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Política

Fronteira terá R$ 1,2 milhão para centro de qualificação de jovens

Moka diz que a população fronteiriça é a mais afetada pela falta de oportunidades e pela facilidade para obter droga e armamento.

Correio do Estado

02 de Janeiro de 2013 - 13:34

A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) garantiu investimentos de R$ 1,2 milhão para criação do Centro de Qualificação Social e Profissional da Fronteira, em Ponta Porã. Os recursos foram viabilizados pelo senador Waldemir Moka (PMDB).

O objetivo do centro é promover o desenvolvimento sustentável da população fronteiriça, através da oferta de cursos técnicos, treinamento e preparação de jovens para atividades de empreendedorismo.

De acordo com o senador, a ideia é fazer com que Ponta Porã coloque em prática projeto semelhante ao de Itaipu, respeitando-se as características e a capacidade de investimento dos setores público e privado do Estado.

Moka diz que a população fronteiriça é a mais afetada pela falta de oportunidades e pela facilidade para obter droga e armamento. “Essa situação acaba levando nossos jovens e até crianças para a marginalidade, passando a servir ao crime organizado, como o tráfico de drogas e de armas”, argumenta.

No Parque Tecnológico localizado ao lado da usina de Itaipu, os jovens participam de ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento, o instituto destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de energia, água e turismo.