Política
Grupo de governadores pedirá a Sarney para colocar veto de Dilma em pauta ainda este ano
A presidente vetou o artigo 3º do texto, que reduz a parcela dos recursos para produtores referentes aos contratos em vigor.
Correio do Estado
04 de Dezembro de 2012 - 11:00
Em reunião entre 24 governadores, incluindo André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul, para discutir o veto da presidente Dilma em relação à divisão dos royalties do pré-sal, ficou decidido que três representantes do grupo irão se encontrar, amanhã (05), com o presidente do Senado, José Sarney, para pedir que o veto seja colocado em votação na casa, ainda neste ano. A Medida Provisória (MP), publicada ontem (03), que prevê aplicação dos recursos à educação também entraria em pauta, consequentemente.
O governador do Acre, Tião Viana (PT), se responsabilizou em entrar em contato com Dilma, ainda hoje, para explicar o que ficou definido no encontro.
O grupo de governadores e representantes dos estados também decidiu soltar uma nota nos jornais e emissoras de TV explicando à população os motivos da mobilização, dizendo que o veto prejudica as 24 unidades federativas.
Puccinelli não confirmou se irá permanecer em Brasília para a reunião com o presidente do Senado já que, segundo ele, tem compromissos no Estado e não pode ficar.
Royalties
A presidente vetou o artigo 3º do texto, que reduz a parcela dos recursos para produtores referentes aos contratos em vigor.
O veto protege os contratos já estabelecidos e tem ainda o objetivo de fazer a correção das distribuições dos percentuais de royalties ao longo do tempo. O texto vetado era uma reivindicação dos principais estados produtores, Rio de Janeiro e Espírito Santo.




