Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Dezembro de 2025

Política

MEC criou programa para formação continuada de professores

As bolsas serão concedidas por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Cojuntura Online

26 de Novembro de 2013 - 16:49

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira (25) a portaria que institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Com o programa, o MEC e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso com a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

A formação ocorrerá em cursos de aperfeiçoamento ou extensão nas IES (instituições de ensino superior públicas). As instituições de ensino serão definidas pelo MEC, "ouvidas as secretarias estaduais e distrital de educação".

O programa prevê pagamento de bolsas para os professores no valor de R$ 200 por mês. As bolsas serão concedidas por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). 

Segundo a portaria, as ações do pacto tem os seguintes objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio; rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio.

Os cursos serão ofertados de forma presencial, com duração de: noventa e seis horas anuais de formação para os formadores regionais, que coordenarão noventa e seis horas anuais de formação aos orientadores de estudo; noventa e seis horas anuais de formação para os orientadores de estudos, que coordenarão duzentas horas anuais de formação aos professores do ensino médio e coordenadores pedagógicos; duzentas horas anuais de formação para os professores do ensino médio e coordenadores pedagógicos, incluindo atividades coletivas e individuais.