Política
Militantes do PT vão as urnas domingo para eleição do novo diretório
Pelas regras internas do PT, para ter direito a vaga no diretório, as chapas precisarão de no mínimo 10% dos votos e 20% para indicar um dos cinco integrantes da Executiva.
Flávio Paes/Região News
07 de Novembro de 2013 - 11:00
Os 437 militantes do PT em condições de votar, vão às urnas domingo para eleger os 22 novos membros do diretório municipal do partido em Sidrolândia. Duas chapas estão na disputa, uma encabeçada por Wanderlei Barbosa, apoiada pelo grupo que participa da administração municipal, com dois vereadores e a outra liderada por Geosafá Pinto Filho (o Fá).
Ele representa o segmento que não se aliou ao PSDB nas duas eleições municipais, apoiou o candidato do PMDB a Prefeitura, Acelino Cristaldo. O PED (Processo de Eleições Diretas) acontecerá das 9 às 17 horas na Câmara Municipal.
Segundo o vereador Edivaldo dos Santos, que integra a chapa liderada por Wanderlei, houve um esforço para evitar a disputa com a abertura de espaço no diretório e na Executiva para todas as tendências partidárias. Conseguimos acordo com a professora Eliane Salvatti e o ex-vereador Jean Nazareth, que foram nossos adversários na eleição, mas infelizmente o Fá preferiu lançar uma chapa, muito embora o espaço que he foi oferecido, seu grupo não vai conseguir obter nas urnas, prevê Vadinho.
Pelas regras internas do PT, para ter direito a vaga no diretório (com 22 integrantes), as chapas precisarão de no mínimo 10% dos votos e 20% para indicar um dos cinco integrantes da Executiva. Naturalmente, quem vencer, garante a presidência.
Acredito que vamos conseguir mais de 75% dos votos, calcula o vereador Vadinho, que avalia está disputa como desnecessária", porque ao seu ver, o momento atual do PT é de consolidar o partido, contribuir para a eleição ao Governo do senador Delcidio do Amaral. Depois do PED vão fazer novas filiações, trazer lideranças que poderão ajudar na construção de um projeto para eleição de 2016, embora ache precipitado falar em candidatura petista a prefeitura. É muito cedo. Tudo vai depender da conjuntura política em 2016, do resultado das pesquisas na época.
Já o candidato Geosafá Pinto não se impressiona com o poder de fogo da chapa adversária, com vereadores, ex-vereadores, além da atual presidente, Eliane Salvatti, na sua composição. Vamos para a disputa com a certeza de que precisamos resgatar a combatividade do PT que não pode se contentar em ficar na sombra de um Governo se compromissos com as bandeiras históricas do PT, proclama Fa.
Ele diz que pretende vencer a disputa pelo controle do diretório para construir um projeto de candidatura própria do PT a Prefeitura de Sidrolândia. Chega de ficar na sombra do PMDB e do PSDB. O município tem uma base social forte formada por indígenas e assentados, que torna viável lançar uma chapa competitiva na próxima eleição municipal, conclui.




