Política
Partido Progressista ganha força ao eleger Cledinaldo na 1º secretaria da Câmara
Eleito com apenas 286 votos, o radialista mostrou seu poder de articulação e protagonizou o ressurgimento do PP no cenário político de Sidrolândia.
Marcos Tomé/Região News
04 de Janeiro de 2013 - 16:20
Foto: Emmileny Monteiro/Região News
Vereador Cledinaldo Marcelino durante visita a redação do Região News
Apesar da pouca experiência política, o progressista Cledinaldo Marcelino Cotócio, assume o primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal, ocupando posição de destaque na casa. Eleito com apenas 286 votos (1,24% da votação valida) o radialista mostrou seu poder de articulação e protagonizou o ressurgimento do PP no cenário político de Sidrolândia.
Apesar da pouca densidade eleitoral, na posição que passa a ocupar no Poder Legislativo, Cledinaldo deve se consolidar como principal liderança do partido no município, capaz de reivindicar posições claras do grupo progressista e sentar-se à mesa para discutir espaços no governo interino do PSDB.
Quanto às eleições suplementares marcada inicialmente para o mês de abril, apesar da nítida tendência de caminhar com os tucanos, Cotócio vai se manter na condição de interlocutor dos progressistas nas articulações de aliança, espaços e gerenciamento da composição com os aliados. Pra isso, conta com o aval do prefeito da Capital, Alcides Bernal, seu principal padrinho político.
Único vereador eleito pelo PP, é quem de fato detém eleitoralmente certa densidade entre os membros do grupo que o ajudou a eleger. Cledinaldo não deve desempenhar apenas papel de coadjuvante diante ao novo cenário politico do município. Exemplo disso foi à manobra arquitetada pelo PSDB, avalizada pelos progressistas, que elegeu a presidência da Câmara.
Outro ponto positivo que pesa a seu favor é o fato de representar a comunidade indígena. Na atual legislatura, é o único vereador de origem Terena e o primeiro Índio eleito da história do município. Na Aldeia Lagoinha, onde sua mãe, dona Joséfa Custodio Marcelino nasceu, ele obteve 26 votos.
Atualmente, pouco mais de 115 eleitores estavam aptos a votar nas eleições de outubro naquela comunidade. Lá ainda moram parentes como; tios, primos e sobrinhos. Ao falar com nossa reportagem sobre suas origens, Cledinaldo brincou dizendo que nasceu em Sidrolândia, em baixo de um pé de manga no Bairro São Bento em 1984, que se orgulha de ser quem é.
Não vou baixar a cabeça aos coronéis da política sidrolandense. Manterei postura definida e juntos, iremos protagonizar um novo momento político para Sidrolândia, afirma. Hoje com 28 anos, é também o vereador mais jovem da Câmara.