Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Política

Senado aprova projeto que refletirá na educação de 590 mil estudantes em MS

Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário nesta quarta-feira, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações

Assessoria

23 de Novembro de 2012 - 09:42

Os estudantes da educação básica de Mato Grosso do Sul nos próximos anos letivos deverão frequentar duas novas disciplinas, de Ética e Cidadania Moral e Ética Social e Política. A decisão foi tomada pelo Senado, e em MS deverá atingir cerca de 590 mil alunos, número do último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relacionado à população em idade escolar.

O projeto é de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), e recebeu reprovação do Ministério da Educação (MEC), por considerarem insuficientes os 200 dias letivos, já previstos pela Lei de Diretrizes e Base da educação, para ministrar duas novas disciplinas.

Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário nesta quarta-feira, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Para o professor de escola pública de MS, Alexandre Gonçalves, vencedor do prêmio Educador Inovador da Microsoft nesse ano, acredita na iniciativa, mas é preciso repensar no formato das aulas. “Essas disciplinas possuem apenas quatro horas por mês, ou seja, uma aula por semana, pouco tempo para desenvolver temas tão polêmicos de suma importância para o desenvolvimento da sociedade”, pontua Alexandre Gonçalves, que representará o Brasil no Partners in Learning Global Forum 2012, evento que reunirá educadores e práticas inovadoras na educação de todo o mundo, e acontecerá em Praga, na República Checa.

Já para a mantenedora do Centro Universitário Uniseb Interativo, em Campo Grande, Maria Anita Medeiros, a inclusão das disciplinas recuperará conhecimentos. “Ao longo do tempo foram se perdendo conhecimentos relacionados à ética e moral, e essas disciplinas podem recuperar predicados, de tal forma que esta geração possa se tornar condutora do protagonismo brasileiro”.

Buscando discutir o tema “ético”, com profissionais da educação e de outras áreas, no sábado (24), quatro professores de Ribeirão Preto (SP) se reunirão para uma mesa redonda, intitulada “o código de ética começa por você profissional”. Todos interessados poderão participar gratuitamente, no

Pólo da Uniseb Campo Grande, rua Treze de Maio, nº 3072, em Campo Grande.

Em Campo Grande, o Centro Universitário Uniseb Interativo realizará vestibular no dia 9 de dezembro. Mais informações no site www.estudeadistancia.com ou nos telefones (67) 3043-0711 e (67) 9222-9373.