Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 16 de Maio de 2024

Saúde

Em dois dias, 152 bolsas de sangue são coletadas pelo Hemosul em Sidrolândia

Crislaine Jara/Região News

12 de Fevereiro de 2021 - 14:46

Em dois dias, 152 bolsas de sangue são coletadas pelo Hemosul em Sidrolândia
Ivone Benjamin de Londres, 42 anos fez sua primeira doação de sangue nesta sexta-feira. Foto: Marcos Tomé/RN

Durante os dois dias de campanha para coleta de sangue em Sidrolândia, a Câmara Municipal recebeu doadores voluntários que contribuíram com 152 novas bolsas de sangue para o estoque e 37 cadastros de medula óssea. A iniciativa foi encerrada na manhã desta sexta-feira.

O atendimento foi feito em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, que forneceu a estrutura para a coleta de sangue. A ação teve o objetivo de dar oportunidade para as pessoas que não podem se deslocar até Campo Grande e, dessa forma, aumentar o estoque do banco de sangue do Hemosul.

O cadastramento de medula óssea também foi feito nestes dois dias de campanha. O transplante de medula é usado como tratamento de mais de cem doenças, como mieloma, anemia falciforme e leucemia.

A campanha atraiu muita gente que foi doar pela primeira vez, como a agente de saúde Ivone Benjamin de Londres, 42 anos que resolveu fazer a doação, após um familiar precisar de transfusão sangüínea. Dona Ivone mora no Assentamento Eldorado 2, com o esposo e três filhas.

A doação de sangue é muito mais do que somente ajudar o próximo, é um ato de amor que salva vidas. Muitas vezes a transfusão sanguínea é a última esperança de alguém e cabe a todos nós ajudarmos. Hoje podemos ajudar quem precisa e amanhã podemos ser nós precisando. Lembro do meu pai que após um acidente ficou 30 dias internado e fez 6 cirurgias, necessitou de inúmeras bolsas de sangue, hoje não meço esforços para ajudar”, comenta o cabo do 18º Batalhão de Transporte, Fábio Roberto.

Doador há 5 anos, ele lembra que começou a fazer as doações após um colega de pelotão sofrer um acidente de trânsito. “Um colega de pelotão sofreu o acidente, nós nos mobilizamos pela causa, após isso virei doador de carteirinha no Hemosul”, conta.

Em dois dias, 152 bolsas de sangue são coletadas pelo Hemosul em Sidrolândia
Coordenadora do setor de captação do Hemosul, Suelen Moreira. Foto: Marcos Tomé/RN

Segundo a coordenadora do setor de captação do Hemosul, Suelen Moreira, somente no primeiro de campanha foram coletadas 90 bolsas de sangue. A expectativa é que haja nova campanha dentro de 6 meses. “Somente no primeiro dia, foram 90 bolsas coletadas, apesar da chuva que caiu durante o final da tarde”, comenta.

Apesar dos números a campanha não conseguiu atingir a meta inicial, que era de 220 bolsas sanguíneas. Ao todo 16 funcionários do Hemosul foram deslocados para Sidrolândia.