Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Sidrolândia

Terça será de mais calor em Sidrolândia, com temperaturas chegando a 38°C

Uma grande massa de ar seco está atuando sobre o Brasil e deixando as temperaturas acima do normal para esta época do ano.

Redação/Região News

17 de Agosto de 2021 - 07:34

Terça será de mais calor em Sidrolândia, com temperaturas chegando a 38°C
Pessoas fazem exercícios nas primeiras horas da manhã. Foto: Leoni Marcos/RN

Sidrolândia segue com temperaturas mais elevadas nesta terça-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia hoje amanheceu com céu claro. Pela manhã, os termômetros marcaram 20°C. À tarde, a máxima prevista é de 38°C.

Uma grande massa de ar seco está atuando sobre o Brasil e deixando as temperaturas acima do normal para esta época do ano. Nesta terça-feira (17) o tempo seguirá firme, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todas as áreas do Estado. Essas condições favorecem a elevação das temperaturas e a queda dos níveis de umidade relativa do ar.

A tendência é de grande amplitude térmica, pois o Estado pode ter mínimas em torno de 15°C e as máximas podem chegar aos 40°C na região sudoeste e pantaneira. Sem previsão de chuva, a umidade relativa do ar ficará ainda mais baixa em relação aos últimos dias. O índice pode chegar aos 10% em praticamente todo o Estado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%. A orientação nestes casos é se manter hidratado com água e evitar esforço físico nos períodos mais quentes do dia.

A baixa umidade do ar resseca as vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz, que é feita por uma secreção líquida que reveste a região. Isso facilita a entrada de vírus e bactérias – que já se proliferam mais com a temperatura mais baixa – e deixa o corpo mais vulnerável.

O ar seco dificulta a dispersão de gases poluentes e resseca as mucosas das vias aéreas. Isso pode agravar crises de asma e infecções virais e bacterianas. Além disso, ela pode causar desidratação, irritação nos olhos e alergia. Com a temperatura alta, a baixa umidade do ar acelera a absorção do suor, ressecando a pele.

Veja abaixo dicas para evitar males à saúde da Secretaria Estadual de Saúde.

  • Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);
  • Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;
  • Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;
  • Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;
  • Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;
  • Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;
  • Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shopping centers, supermercados e cinemas.