SIDROLÂNDIA- MS
Incêndio atinge pastagem da Fazenda Ponto Alto e destrói reserva ambiental do Eldorado 2
As chamas atingiram áreas de pastagem, cercas, lavouras e chegaram até a reserva ambiental do Assentamento Eldorado 2, destruindo parte do patrimônio natural e causando prejuízos a pequenos produtores.
Redação/Região News
21 de Setembro de 2025 - 17:22

O domingo (21), véspera do início da primavera, foi marcado por altas temperaturas, ventania e incêndios de grandes proporções em Sidrolândia. As chamas atingiram áreas de pastagem, cercas, lavouras e chegaram até a reserva ambiental do Assentamento Eldorado 2, destruindo parte do patrimônio natural e causando prejuízos a pequenos produtores.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Na Fazenda Ponto Alto, situada às margens da BR-060, a 10 quilômetros do perímetro urbano de Sidrolândia, o fogo consumiu rapidamente a pastagem. A fumaça intensa tomou conta da rodovia e dificultou a visibilidade de motoristas, que chegaram a parar para registrar as imagens. Segundo relatos, o incêndio começou por volta das 11h e, apesar de controlado no fim da manhã, deixou um rastro de destruição e cinzas.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
No início da tarde, o fogo avançou em direção ao Assentamento Eldorado 2, alcançando lotes próximos à MS-258, estrada que dá acesso ao distrito do Capão Seco. Famílias inteiras se mobilizaram para salvar bens e animais. Na propriedade de dona Zenaide Rodrigues, por exemplo, dez pessoas que estavam reunidas para o almoço de domingo conseguiram retirar objetos e conter parte das chamas.
Sem a presença imediata do Corpo de Bombeiros — que até às 16h20 ainda não havia chegado ao local —, os moradores recorreram a caminhões-pipa e tratores para combater o fogo. “O vento espalhou rápido as chamas, que começaram perto do Bolicho Seco, e avançaram sobre a reserva”, contou dona Edna Rodrigues.
Assentamento Barra Nova também contabiliza prejuízos
Outro foco de incêndio, iniciado ainda na quinta-feira à noite em um canavial da Usina Passatempo, na Fazenda Primavera, afetou diretamente pequenos produtores do Assentamento Barra Nova. Pelo menos dez famílias registraram perdas.
Um dos mais prejudicados foi Gedivan Mendonça, que planta em seu lote e em outros seis. Ele perdeu árvores frutíferas, cercas e a cobertura de palhada em três parcelas. Já o agricultor Manoel Almeida teve dois hectares de milho atingidos. O fogo destruiu a massa vegetal deixada após a colheita, essencial para o plantio direto e para a preservação do solo.
Impacto ambiental e produtivo
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Além de comprometer reservas ambientais e lavouras, o fogo trouxe prejuízos econômicos e ameaça ao equilíbrio do solo. A perda da palhada e da vegetação de cobertura favorece a erosão, reduz a retenção de água e matéria orgânica e aumenta os custos para o replantio.
Os incêndios neste fim de semana reforçam a vulnerabilidade das áreas rurais de Sidrolândia diante do clima seco, do calor intenso e da falta de estrutura imediata de combate ao fogo.




