SIDROLÂNDIA- MS
Projeto de duplicação da 060 entre Campo Grande e Sidrolândia inclui viaduto, acessos e ciclovia
Orçado em R$ 6 milhões, o projeto básico e executivo de engenharia detalha uma série de intervenções que vão muito além do simples alargamento da pista.
Redação/Região News
30 de Maio de 2025 - 13:46

O tão aguardado projeto de duplicação da BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia, começa a sair do papel com a publicação do edital de licitação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta sexta-feira (30). Orçado em R$ 6 milhões, o projeto básico e executivo de engenharia detalha uma série de intervenções que vão muito além do simples alargamento da pista.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Com cerca de 56,6 km de extensão, o trecho a ser duplicado é estratégico para a economia de Mato Grosso do Sul e registra alto volume de tráfego pesado, sobretudo após a implantação da unidade da Inpasa, que sozinha movimenta cerca de 800 carretas por dia. Diante dessa realidade, o projeto prevê obras robustas de engenharia para garantir fluidez, segurança viária e acessibilidade urbana.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Projeto
- Duplicação total da BR-060, com pistas separadas, desde a saída de Campo Grande até o perímetro urbano de Sidrolândia;
- Recapeamento integral da pista atual, reforçando a base e cobrindo toda a extensão de 56,6 km;
- Construção de aproximadamente 5 km de retornos operacionais, permitindo manobras seguras e evitando conversões irregulares.
- Segunda pista do viaduto em frente à unidade da JBS, em Campo Grande, para garantir acesso seguro a um dos maiores polos industriais da região;
- Projetos de interseção e trevos de acesso para: Estação do gasoduto (em implantação);
- MS-258 (acesso ao distrito de Capão Seco);
- Estrada da Serra da Urca, na altura do Bolicho Seco;
- Quartel do Corpo de Bombeiros, às margens da rodovia;
- Rotatória da BR-262, na saída de Campo Grande.
Ciclovia
- Construção de ciclovia em trecho urbano de Campo Grande, garantindo segurança a ciclistas e incentivo à mobilidade alternativa;
- Tratamento urbanístico e adequações na Av. Dorvalino dos Santos, principal via comercial de Sidrolândia.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Segundo o edital de licitação da Concorrência nº 90126/2025, a contratação inclui não só a elaboração dos projetos, mas também os estudos técnicos que permitirão dimensionar as obras de drenagem, sinalização, segurança e compensações ambientais.
A entrega das propostas começa nesta sexta (30), e a abertura está marcada para o dia 23 de julho de 2025, às 10h, pelo portal de compras do Governo Federal.
Para o deputado estadual Gerson Claro (PP), que tem acompanhado de perto cada fase do processo, o projeto representa uma transformação logística para a região: “Essa é uma obra que atende às necessidades de hoje, mas já preparada para o crescimento dos próximos 30 anos. Estamos falando de segurança, de eficiência no transporte e de infraestrutura que impulsiona empregos e desenvolvimento”, afirmou o parlamentar.
Edital:




