Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Projeto de duplicação da 060 entre Campo Grande e Sidrolândia inclui viaduto, acessos e ciclovia

Orçado em R$ 6 milhões, o projeto básico e executivo de engenharia detalha uma série de intervenções que vão muito além do simples alargamento da pista.

Redação/Região News

30 de Maio de 2025 - 13:46

 Projeto de duplicação da 060 entre Campo Grande e Sidrolândia inclui viaduto, acessos e ciclovia
BR-060. Foto: Marcos Tomé/ Região News

O tão aguardado projeto de duplicação da BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia, começa a sair do papel com a publicação do edital de licitação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta sexta-feira (30). Orçado em R$ 6 milhões, o projeto básico e executivo de engenharia detalha uma série de intervenções que vão muito além do simples alargamento da pista.

 Receba no WhatsApp as notícias do RN

 Projeto de duplicação da 060 entre Campo Grande e Sidrolândia inclui viaduto, acessos e ciclovia
Trecho na frente da JBS aonde será feito uma rotatória. Foto: Marcos Tomé/ Região News

Com cerca de 56,6 km de extensão, o trecho a ser duplicado é estratégico para a economia de Mato Grosso do Sul e registra alto volume de tráfego pesado, sobretudo após a implantação da unidade da Inpasa, que sozinha movimenta cerca de 800 carretas por dia. Diante dessa realidade, o projeto prevê obras robustas de engenharia para garantir fluidez, segurança viária e acessibilidade urbana.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Projeto

  • Duplicação total da BR-060, com pistas separadas, desde a saída de Campo Grande até o perímetro urbano de Sidrolândia;
  • Recapeamento integral da pista atual, reforçando a base e cobrindo toda a extensão de 56,6 km;
  • Construção de aproximadamente 5 km de retornos operacionais, permitindo manobras seguras e evitando conversões irregulares.
  • Segunda pista do viaduto em frente à unidade da JBS, em Campo Grande, para garantir acesso seguro a um dos maiores polos industriais da região;
  • Projetos de interseção e trevos de acesso para: Estação do gasoduto (em implantação);
  • MS-258 (acesso ao distrito de Capão Seco);
  • Estrada da Serra da Urca, na altura do Bolicho Seco;
  • Quartel do Corpo de Bombeiros, às margens da rodovia;
  • Rotatória da BR-262, na saída de Campo Grande.

Ciclovia

  • Construção de ciclovia em trecho urbano de Campo Grande, garantindo segurança a ciclistas e incentivo à mobilidade alternativa;
  • Tratamento urbanístico e adequações na Av. Dorvalino dos Santos, principal via comercial de Sidrolândia.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Segundo o edital de licitação da Concorrência nº 90126/2025, a contratação inclui não só a elaboração dos projetos, mas também os estudos técnicos que permitirão dimensionar as obras de drenagem, sinalização, segurança e compensações ambientais.

A entrega das propostas começa nesta sexta (30), e a abertura está marcada para o dia 23 de julho de 2025, às 10h, pelo portal de compras do Governo Federal.

Para o deputado estadual Gerson Claro (PP), que tem acompanhado de perto cada fase do processo, o projeto representa uma transformação logística para a região: “Essa é uma obra que atende às necessidades de hoje, mas já preparada para o crescimento dos próximos 30 anos. Estamos falando de segurança, de eficiência no transporte e de infraestrutura que impulsiona empregos e desenvolvimento”, afirmou o parlamentar.

Edital:

www.gov.br/compras/edital/393010-3-90126-2025