SIDROLÂNDIA- MS
Reprovação nas escolas municipais de Sidrolândia continua acima da média estadual, aponta Censo Escolar
Os dados do Censo Escolar/2024 divulgados semana passada pelo Ministério da Educação mostram que Sidrolândia enfrenta índices de reprovação persistentes.
Redação/Região News
23 de Setembro de 2025 - 13:07

Os dados do Censo Escolar/2024 divulgados semana passada pelo Ministério da Educação mostram que Sidrolândia enfrenta índices de reprovação persistentes e muito acima da média estadual nas escolas municipais, tanto nas séries iniciais quanto nas finais do Ensino Fundamental.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Em 2019, nas séries iniciais, o município registrou 9,4% de reprovação. Em 2020, quando a pandemia obrigou a adoção de medidas de distanciamento social, incluindo a substituição das aulas presenciais, por atividades pedagógicas, com avaliações mais flexibilizadas, o índice de reprovação caiu para 6,9%. Em 2021, quando as atividades remotas foram mantidas, a repetência foi ainda menor 6,0%. A defasagem de aprendizado explodiu na retomada das aulas presenciais: 14,4% em 2022, 13,8% em 2023 e 12,3% em 2024.
Nas séries finais, a situação é ainda mais grave. A taxa, que já era alta em 2019 (18,1%), caiu para 16,5% em 2020 e atingiu o menor nível em 2021 (8,4%). Porém, com o retorno das aulas presenciais, a reprovação disparou: 20,2% em 2022, 20,5% em 2023 e chegou a 23,1% em 2024, quase quatro vezes a média estadual do mesmo ano (6,3%).
Zona rural x urbana
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Mesmo com dificuldades de acesso — muitos estudantes do campo saem de casa ainda de madrugada, por volta das 5 horas da manhã, para chegar às escolas —, os alunos da zona rural apresentam desempenho relativamente melhor que os da área urbana.
- Séries finais (2024): 16,3% de reprovação no campo, contra 26% na cidade.
- Séries iniciais (2024): 13,8% no campo e 11,8% nas escolas urbanas.
- 6ª série: 21,2% nas rurais, 28,5% nas urbanas.
Desafios na alfabetização
Além da elevada reprovação, o município enfrenta dificuldades severas na alfabetização: 39% dos alunos chegam ao 3º ano sem saber ler ou escrever. A distorção idade-série também é preocupante, atingindo 29% dos estudantes.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Contraste com o Estado
Enquanto Sidrolândia apresenta taxas de dois dígitos, Mato Grosso do Sul conseguiu reduzir seus índices desde 2019. No Estado, a reprovação caiu de 7,7% para 5,4% nas séries iniciais e de 9% para 6,3% nas séries finais entre 2019 e 2024.




