Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Agronegócio

Assentado do São Pedro é case de sucesso com produção diversificada

Benedito é atendido pelo Senar/MS na produção de peixes e integra piscicultura grãos e hortifruti

Redação/Iformações da Assessoria de Imprensa da Famasul

17 de Novembro de 2023 - 13:36

Assentado do São Pedro é case de sucesso com produção diversificada
Foto: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.

Morador no Assentamento São Pedro, Benedito Neto é um exemplo de que mesmo numa pequena propriedade é possível uma produção rentável é diversificada. Na propriedade de 30 hectares ele integrou piscicultura com a produção de grãos e cucurbitáceas (melancia, melão e cabotiá).

Benedito cultiva tambaqui, patinga, matrinchã e pacu. São sete mil peixes que em abril de 2024 estarão prontos para a comercialização. Junto à piscicultura, o produtor cultiva milho, soja e cucurbitáceas. Atualmente está colhendo melancia.

“Aqui no tanque tem uma bomba, e essa bomba joga a água para irrigação por gotejamento lá na produção de melancia. Já colhemos 600 toneladas neste ano”. Benedito Neto

Com as produções a todo vapor, o produtor rural conseguiu realizar mais um sonho. A construção da casa própria no campo. “A cada seis meses a gente vai colocando um tijolinho... Eu sei que não é da noite para o dia, mas com fé em Deus a gente acorda para lutar pelo que acredita e consegue realizar. Basta acreditar que é possível”. Ele mora sozinho no sítio permutado por uma casa que tinha em Campo Grande.

A propriedade é atendida pela ATeG piscicultura do Senar/MS, onde consegue a orientação necessária para evoluir na produção integrada. O técnico de campo visita a propriedade, faz a avaliação e o planejamento da produção junto ao produtor rural.

“Sem o Senar/MS eu vou te dizer, seria impossível alcançar esses resultados. Seria prejuízo em cima de prejuízo. O Senar/MS é o nosso tutor, ele nos direciona e a gente vai. É um parceiro que eu quero ter para a vida.”, completa Benedito.

Confira a reportagem em vídeo.