Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 14 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Imposto sobre cerveja será fatiado em 3 vezes, diz Receita

Mas, em 13 de maio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou atrás após os fabricantes ameaçarem subir os preços dos produtos

Terra

26 de Maio de 2014 - 17:00

O aumento da carga tributária do setor de bebidas frias - que abrange cervejas, refrigerantes e isotônicos - será feita de forma escalonada em três vezes, informou a Receita Federal nesta segunda-feira (26).

A elevação, no entanto, ainda não tem data nem percentuais definidos, segundo a Receita. "Vai ser escalonado, mas não se decidiu sobre os percentuais", disse o coordenador de estudos tributários e aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Rodrigues.

Em abril, o governo havia anunciado a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins sobre o setor, atualizando o redutor que define a tributação, e com expectativa de receitas extraordinárias de R$ 1,5 bilhão. A elevação começaria a vigorar em 1º de junho.

Mas, em 13 de maio, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou atrás após os fabricantes ameaçarem subir os preços dos produtos, o que dificultaria ainda mais o trabalho da área econômica no controle da inflação.

Na ocasião, o ministro havia dito que a alta dos impostos, quando fosse adotada, ocorreria de forma gradual.