Geral
Alerta laranja: temporal e até granizo devem atingir 66 cidades em Mato Grosso do Sul
Ao todo, 86 cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alertas de tempestade.
Midiamax
13 de Novembro de 2025 - 14:30

Menos de 24h após o temporal que gerou alagamentos e quedas de árvore em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, a previsão indica mais chuva, ventania e até granizo em grande parte do Estado. Na noite desta quarta-feira (12), Campo Grande registrou 93mm conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O Estado está sob dois alertas de tempestade. O alerta de nível laranja é válido para 66 cidades e indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de queda de granizo. Já o alerta de nível amarelo abrange 20 municípios do Estado e aponta chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Ambos alertas sugerem risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, descargas elétricas e alagamentos. Eles seguem ativos até às 23h59 desta sexta-feira (14).
Como se proteger?
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de temporal e rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199. O aviso indica o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.
Em caso de emergências, os seguintes canais estão disponíveis:
- Solicitação de serviços: 156
- Ocorrências relacionadas à rede elétrica: 193
- Defesa Civil: 199
Conforme a Defesa Civil, equipes estarão de plantão 24 horas para monitoramento e atendimento à população.
Terceiro temporal em menos de 15 dias
Em menos de 15 dias, Campo Grande enfrenta o terceiro temporal do mês de novembro. Toda a cidade foi atingida pelos estragos da chuva, que alagou ruas, derrubou árvores e fez veículos serem arrastados pela força das enxurradas.




