Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

Fasciíte necrosante: o que é a bactéria ‘devoradora de carne’ que matou fisiculturista de MS

'A busca pelo corpo ideal levou a vida precoce do meu filho', disse o pai do atleta.

Midiamax

27 de Dezembro de 2025 - 09:22

Fasciíte necrosante: o que é a bactéria ‘devoradora de carne’ que matou fisiculturista de MS
Kevin chegou a ser internado, mas não resistiu às complicações. (Arquivo Pessoal, Redes Sociais)

O mundo do fisiculturismo foi surpreendido, na sexta-feira (26), com a divulgação da morte do campeão estadual de fisiculturismo Kevin Notário Nunes, de 30 anos, no Hospital Regional de Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande. Uma fasciíte necrosante, conhecida popularmente como bactéria “devoradora de carne”, teria causado a morte do atleta.

A informação sobre a causa da morte foi divulgada pelo pai de Kevin, o vereador de Ponta Porã Marcelino Nunes de Oliveira. Pelas redes sociais, o parlamentar disse que o filho foi internado às pressas após sentir fortes dores na coxa. Durante exames detalhados, os médicos diagnosticaram uma fasciíte necrosante. Ele passou por cirurgia emergencial na tarde de quinta-feira (25) e permaneceu entubado desde então. Entretanto, teve complicações e não resistiu.

“A busca pelo corpo ideal levou a vida precoce do meu filho Kevin. Que este caso sirva de alerta para outros jovens e atletas que pensam em recorrer a métodos arriscados para potencializar os resultados”, escreveu.

O que é a ‘doença devoradora de carne’?

Conforme a Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, médica infectologista, mestre e doutora em Medicina Tropical pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a fasciíte necrosante é uma infecção bacteriana grave e rara, caracterizada por inflamação e morte do tecido que se encontra embaixo da pele e envolve músculos, nervos e vasos sanguíneos, chamado de fáscia.

Essa infecção acontece principalmente por bactérias do tipo Streptococcus do grupo A, sendo mais frequente a Streptococcus pyogenes.

“A bactéria consegue se espalhar rapidamente, causando sintomas que possuem evolução bastante rápida, como febre, aparecimento de região vermelha e inchada na pele e que evolui para úlceras e escurecimento da região”, explica.

“Por isso, na presença de qualquer sinal indicativo de fasciíte necrosante, também chamada de fasciíte necrotizante, é importante ir ao hospital para que seja iniciado o tratamento com antibióticos e, assim, sejam evitadas complicações, como sepse e falência de órgãos”.

A especialista ressalta que a evolução dos sinais e sintomas indica que a bactéria está se multiplicando e provocando a morte do tecido, chamada de necrose. Por isso, caso seja percebido qualquer sinal que possa indicar a fasciíte necrosante, é importante ir ao hospital para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Trajetória do fisiculturista

Kevin ficou conhecido na cidade natal e em Mato Grosso do Sul por seus títulos e dedicação ao fisiculturismo. Em 2024, ele se consagrou campeão no Campeonato Overall Power Classica – Men’s Physique.

Pelas redes sociais, amigos lamentaram a precoce perda: “Perdemos um amigo de coração enorme, que sempre falava dos filhos com um brilho único nos olhos. É doloroso vê-lo partir assim. Acredito que sua partida não foi apenas reflexo do uso de substâncias, mas sim de uma depressão profunda que ele já vinha enfrentando. Ele compartilhava comigo suas angústias e conflitos familiares, dores que guardarei comigo. Que Deus o receba com todo amor e que ele finalmente encontre a paz que tanto buscava”, escreveu um.

O corpo de Kevin está sendo velado na Capela Mortuária Pax, localizada em frente ao Shopping China. O sepultamento está previsto para as 13h, no Cemitério Cristo Rei.