Policial
Polícia abre inquérito para apurar acidente químico em frigorífico
Dourados Agora
01 de Fevereiro de 2012 - 09:02
A Polícia Civil de Bataguassu abriu inquérito para investigar o acidente químico que matou quatro e deixou 28 trabalhadores feridos, ocorrido ontem no curtume do frigorífico Marfrig. Três pessoas em estado grave foram transferidas em helicóptero para hospital de Presidente Prudente, em São Paulo.
O acidente, que alcançou repercussão nacional, ocorreu quando um caminhão descarregava ácido dicloro-propiônico em um tanque submerso. Segundo o Corpo de Bombeiros, que repassou a informação, trabalhadores que estavam próximos passaram mal. O ácido entrou em contato com a substância que havia no tanque e causou a reação, exalando grande volume de gás tóxico.
O motorista do caminhão percebeu que houve uma reação química e então fechou a válvula de descarregamento e se afastou do local. Três funcionários que estavam em uma estrutura acima do tanque caíram desmaiados. Um quarto trabalhador tentou descer pelas escadas, mas, também ficou inconsciente. Estes quatro morreram no local. São eles: Marcos Vinicius Silva Melo, Karl Matheus Luft, Edmar Felisbino da Silva e Waldir Henrique Raimundo.
Os Bombeiros apontam a perda de sentido como causa mais provável das mortes. O comandante Ociel Elias, também concorda com essa primeira hipótese, baseado na ocorrência. Segundo explicou Ociel, os quatro estavam em um lugar alto observando o descarregamento de ácido dicloro-propiônico em um tanque subterrâneo quando houve uma explosão de baixa potência, e seguido jatos de gás diretamente sobre aos quatro que caíram desmaiados.
Um total de 28 trabalhadores foi afetado pelo produto, dos quais 15 estão sob cuidados médico - quatro deles foram transportados para um hospital de Presidente Prudente (SP) em coma induzido. Uma equipe com três militares especialistas em acidentes com produtos químicos, de Campo Grande, seguiram para Bataguassu. Além dos militares, um detector de gases e equipamentos especiais também foram levados para a região do curtume.
Em nota divulgada no fim da tarde de ontem, a assessoria do Grupo Marfrig confirmou a morte dos quatro funcionários e que três foram removidos para Presidente Prudente (SP). A empresa informa que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos.
Nota na íntegra
A Marfrig informa que o acidente envolvendo a unidade de curtume no município de Bataguassu (MS) já foi controlado. Três funcionários atingidos foram removidos para Presidente Prudente (SP), estão estáveis e sem risco de morte, e os demais estão sendo atendidos pela Santa Casa local. Alguns já foram liberados e outros permanecem em observação. Quatro funcionários da unidade vieram a óbito.
O curtume foi evacuado e, em conjunto com a polícia civil e técnica, causa do acidente está sendo apurada. Informações preliminares indicam que houve uma reação química decorrente de manipulação de insumos inerentes da atividade de curtume.
Executivos da empresa estão empenhados na prestação de atendimento aos funcionários atingidos e suas famílias. A unidade frigorífica de Bataguassu, próxima ao curtume, não foi atingida pelo acidente e continua funcionando normalmente. Assim que as informações estiverem esclarecidas a empresa voltará a informar.




