Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 1 de Agosto de 2021

Política

G-9 assume compromisso de unidade para eleger novo presidente da Câmara

De acordo a vereadora Joana Michalski, qualquer um dos vereadores do G-9 que com Cledinaldo Cotócio terá 10 integrantes, pode pleitear a presidência.

Flávio Paes/Região News

21 de Junho de 2021 - 07:10

G-9 assume compromisso de unidade para eleger novo presidente da Câmara
G-9 composto pelos vereadores, Joana Michalski, Elieu Vaz, Cleyton Martins, Cristina Fiuza, Adavilton Brandão, Juscinei Claro, Otacir Figueiredo, Gilson Galdino e Itamar Souza. Fotos: Marcos Tomé/RN

Praticamente no dia seguinte a eleição suplementar realizada no último 13, em que saiu vitoriosa a prefeita Vanda Camilo, começaram as articulações para a eleição do novo presidente da Câmara. Neste domingo um almoço na casa da vereadora Joana Michalski, com a presença do deputado Gerson Claro, reuniu 9 vereadores que assumiram o compromisso de se manter coesa no processo eleitoral.

Estiveram na reunião, além da anfitriã, os outros dois vereadores do PSB, Elieu Vaz, Cleyton Martins, os do MDB, Cristina Fiúza e Adavilton Brandão; dois do PP, Juscinei Claro e Otacir Figueiredo, além do Democrata, Itamar Souza, Gilson Galdino do Rede. Cledinaldo Cotócio, também do Partido Progressista, foi convidado, mas alegou que não poderia comparecer porque tinha compromisso familiar previamente marcado.

O presidente em exercício, Sandro Gonzáles, fez também a mesma alegação para não participar. Ele já anunciou disposição de recorrer à Justiça para ser efetivado no cargo. Sua tese é que o regimento interno da Câmara, seria omisso sobre o procedimento no caso de vacância da presidência.

De acordo a vereadora Joana Michalski, qualquer um dos vereadores do G-9 que com Cledinaldo Cotócio terá 10 integrantes, pode pleitear a presidência. Quem reunir mais apoio vai ter o respaldo do grupo que será a base de apoio no Legislativo. “Vamos trabalhar para garantir a governabilidade da administração da prefeita”, comenta a vereadora.

Durante o almoço na casa da vereadora, o deputado Gerson Claro elogiou o engajamento dos vereadores na campanha vitoriosa da prefeita. O parlamentar reafirmou o compromisso de ajudar a prefeita, articulando junto ao Governo do Estado, recursos e projetos para Sidrolândia.