Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Política

PSB pressiona para manter Assistência Social e adia escolha da nova secretária

A outra vaga no Secretariado aberta com a desincompatibilização de Antônio Galdino da Secretaria de Infraestrutura, já está definida.

Flávio Paes/Região News

14 de Abril de 2016 - 10:53

A Executiva Municipal e os vereadores do PSB, Edno Ribas e Sérgio Bolzan, vetaram a escolha da cirurgiã dentista Joandra Marks para ocupar a Secretaria Municipal de Assistência Social, indicação que teria sido avalizada pela vereadora Vilma Felini, do PSDB.

Depois de uma hora de reunião com o prefeito Ari Basso na manhã desta quinta-feira, da qual participaram além dos vereadores, o presidente da Executiva Municipal, Gilmar Antunes, ficou definido que o nome do novo (ou da nova) titular do cargo, sairá de uma lista tríplice apresentada pela ex-secretária Joana Michalski, com funcionários de carreira da Secretaria.

A ex-secretária deixou o cargo no início do mês para se desincompatibilizar porque a presidente da Executiva Estadual do partido, deputada Tereza Cristina, tem interesse que ela seja candidata à vereadora.

Ontem à noite, durante a solenidade de entrega do Diagnóstico Municipal sobre a Situação das Crianças e Adolescentes, o prefeito Ari Basso informou a ex-secretária da sua decisão de escolher Joandra Marks para sucedê-la no cargo, mas garantiu que a Secretaria não seria instrumentalizada em favor da reeleição da vereadora Vilma.

Inconformada, Joana se reuniu com as lideranças do PSB, manifestando o inconformismo com a quebra do compromisso de manter com o partido a Assistência e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para a qual foi nomeado Gilmar Antunes, presidente da Executiva Municipal. “Fomos solidários com a ex-secretária e agimos no sentido de preservar o espaço do partido na composição do 1º secretário”, argumenta o vereador Edno Ribas. 

Provavelmente na segunda-feira sai o decreto no Diário Oficial da nomeação do novo titular da pasta. A ex-secretária preferiu não se manifestar, negou-se quais os nomes estarão na lista tríplice a ser submetida ao prefeito. “O partido está conduzindo esta questão”,  limitou-se a comentar.

A outra vaga no Secretariado aberta com a desincompatibilização de Antônio Galdino da Secretaria de Infraestrutura, já está definida. O novo secretário será Alcione Martins, nomeação que contrariou o PDT, ao ponto do partido ter decidido adotar uma posição de independência na Câmara Municipal em relação ao Governo. Alcione é do PROS, partido que tem um vereador no Legislativo (Cledinaldo Cotócio), enquanto o PDT tem uma bancada de quatro integrantes.