Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Região

Piloto perdeu sentido de direção antes de avião cair em MS

Campo Grande News

14 de Maio de 2021 - 15:22

Piloto perdeu sentido de direção antes de avião cair em MS
Parte da aeronave ficou "esmagada" com o impacto da colisão. (Foto: Sidney Assis)

Até agora, a principal linha de investigação da polícia é a de que Valquírio Baseggio perdeu o sentido da direção antes da queda do avião que matou ele e  primo, Rubens Borgo , na noite desta quinta-feira (13), em São Gabriel do Oste. A suspeita existe porque a aeronave ainda estava em funcionamento quando atingiu o solo.

De acordo com informações da Draco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), responsável pelo caso, toda a documentação necessária para uso estava em dia. Foram analisados diário de bordo, caderneta de motor e histórico de manutenções. O plano de voo aponta que a decolagem aconteceu às 6 horas. Sete minutos depois, Valquírio acionou a frequência aberta de rádio informando que retornaria paraSão Gabriel do Oeste. Ele não justificou os motivos da manobra.

Ainda segundo o plano de voo, até chegar no Rio Grande do Sul, a aeronave faria paradas para reabastecimento, já que o tanque tinha capacidade pequena, para apenas 4 horas e meia de voo. Pela dinâmica da batida ao solo, investigadores acreditam que o piloto entrou em uma condição onde não conseguiu identificar a direção para qual seguia. A Polícia Civil vai apurar os motivos.

Os destroços da aeronave estão isolados no local da queda. Ainda na tarde desta sexta-feira (14), técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em Brasília, chegam a São Gabriel do Oeste para analisar o que sobrou.

O Caso - O avião de pequeno porte caiu em um milharal na divisa entre São Gabriel do Oeste e Bandeirantes. Com a força do impacto, o corpo de Rubens foi lançado para fora da aeronave e Valquírio ficou preso às ferragens. O avião atingiu o solo em cheio. A hélice foi encontrada a poucos metros da aeronave fincada no chão e o motor ficou completamente destruído.

Rubens Borgo, era natural de Tapejara, no Rio Grande do Sul e Valquírio Baseggio, de Passo Fundo, no mesmo estado. Piloto do avião, Valquírio Bassegio, era muito conhecido como produtor rural na região de Coxim. Ele Também era presidente do Clube de Tiro e Caça de Passo Fundo, além de colecionador de veículos antigos.