Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Região

Sem acordo, supermercados de 50 municípios estão proibidos de funcionar nesta segunda

Campo Grande News

11 de Outubro de 2020 - 21:34

Sem acordo, supermercados de 50 municípios estão proibidos de funcionar nesta segunda
Falta de acordo atinge supermercados e comércio em geral (Foto/Reprodução)

Supermercados e comércio em geral de 50 cidades de Mato Grosso do Sul não poderão abrir as portas nesta segunda-feira (12), por falta de acordo entre empresários e trabalhadores do setor. A  medida não se aplica aos estabelecimentos em Campo Grande, que poderão funcionar normalmente.

As negociações já estavam ocorrendo há alguns dias, mas não houve acordo entre a Amas (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados) e a Fetracom (Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de MS).

Sem sindicatos próprios, os 50 municípios fizeram a negociação via Fetracom, mas, sem sucesso, conforme convenção coletiva que proibiu a aberta dos estabelecimentos.

A Amas divulgou nota de repúdio, por considerar a atividade essencial. “O impacto econômico negativo com o fechamento das lojas é imenso, uma vez que impede que os empregados do setor ganhem a mais pelo dia trabalhado em casos de feriado”.

De acordo com cálculos da associação, os funcionários destas cidades deixarão de receber cerca de R$ 250 mil.

O presidente da Fetracom, Douglas Rodrigues Silgueiro disse que a proposta apresentada pela associação não atendida às reivindicações dos trabalhadores e que a categoria também tem direito ao descanso no feriado.

A medida atinge os seguintes municípios: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bonito, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Japorã, Jardim, Jaraguari, Jateí, Juti, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de MT, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS