Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Sidrolândia

Prefeitura começa 2ª a recuperar vicinais para garantir escoamento da soja

Flávio Paes/Região News

15 de Janeiro de 2021 - 13:31

Prefeitura começa 2ª a recuperar vicinais para garantir escoamento da soja
Prefeita, Vanda Camilo e o presidente da entidade ruralista, Paulo Stefanello. Foto: Rafael Brites/Assessoria

Na próxima segunda-feira, 17, a Secretaria Municipal de Infraestrutura planeja iniciar o trabalho de recuperação dos pontos críticos dos principais corredores de escoamento da produção de soja que começa a ser colhida em fevereiro. Para que o trabalho seja iniciado é preciso que a chuva dê uma trégua porque com o solo encharcado não é possível qualquer intervenção que seja mais duradoura.

Na última quinta-feira a prefeita Vanda Camilo se reuniu com o presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, acompanhada do secretário de Infraestrutura, Alessandro da Silva. Ficou definido que os produtores das regiões onde as equipes estiverem atuando vão fornecer alimentação para os funcionários.

Como não haverá tempo hábil para patrolar, cascalhar, abrir desaguador da enxurrada, elevar os greads dos travessões, antes do início da colheita, que em algumas regiões de plantio precoce (como o Piqui), começa na primeira quinzena de fevereiro, a prioridade será atacar os atoleiros, onde a topografia faz com que a água fique empoçada. No restante da extensão das vicinais, será feito o patrolamento, reconformação da pista e bacias de retenção da água da chuva.

O presidente do Sindicato Rural calcula que será preciso recuperar 500 km de estradas vicinais abrangendo regiões que concentram grande produção, como o Piqui, São Pedro, Capão Seco, Quebra Coco, Serrote. Com uma área plantada superior a 200 mil hectares, Sidrolândia é o segundo polo de produção do grão no Estado.