Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Mãe que perdeu a filha de 29 dias para a bronquiolite faz apelo: 'não é brincadeira, deixem as crianças em casa'

A mãe, que preferiu não se identificar, a filha nasceu sem problemas de saúde, acabou adoecendo dois dias antes de passar pela primeira consulta no pediatra.

Redação/Região News

25 de Maio de 2025 - 20:29

Mãe que perdeu a filha de 29 dias para a bronquiolite faz apelo: 'não é brincadeira, deixem as crianças em casa'
A bronquiolite, é uma inflamação dos bronquíolos causada principalmente por um vírus. Foto: Divulgação

Ainda convivendo com a dor de perder a filha recém -nascida, emocionada a mãe da bebê de 29 dias que morreu vítima de bronquiolite aceitou gravar vídeo a pedido da Secretaria Municipal de Saúde. Ela aconselhou as mães que mantenham seus bebês em casa, evitem levá-los para locais de aglomeração, até visitar parentes, que podem ser agentes de transmissão do vírus para os bebês, ao pegá-los no colo e não resistir da tentação de beijá-los.

A mãe, que preferiu não se identificar, a filha nasceu sem problemas de saúde, acabou adoecendo dois dias antes de passar pela primeira consulta no pediatra. Acabou morrendo dois depois de internação no Hospital da Cassems em Campo Grande.

A bronquiolite, é uma inflamação dos bronquíolos causada principalmente por um vírus, é contagiosa e transmitida principalmente por contacto direto com secreções respiratórias infectadas, como ao tossir, espirrar ou pelas mãos contaminadas. A transmissão pode ocorrer através de contacto direto com pessoas infetadas, com superfícies contaminadas ou através de aerossóis (pequenas gotículas infetadas) produzidos pela tosse ou pelo espirro.

Como se pega bronquiolite

  • Contacto direto

A forma mais comum de transmissão é por contacto com secreções respiratórias de uma pessoa infectada, como ao tossir ou espirrar, ou ao tocar em superfícies contaminadas e depois levar as mãos ao rosto.

  • Aerossóis

Pequenas gotículas infetadas (aerossóis) produzidas pela tosse ou pelo espirro podem ser inaladas e transmitir a doença.

  • Contaminação de superfícies

A bronquiolite também pode ser transmitida ao tocar em superfícies contaminadas (brinquedos, maçanetas, etc.) e depois levar as mãos ao rosto.

  • Contagiosidade

O período de contágio é maior nos primeiros dias da infecção, mas a pessoa infectada pode continuar a ser contagiosa por alguns dias após a resolução dos sintomas.

  • Prevenção

Para prevenir a bronquiolite, é fundamental adotar medidas de higiene e evitar o contacto com pessoas infetadas, como:

  1. Lavar as mãos frequentemente, especialmente antes de tocar nem bebês e após estar em contacto com outras pessoas.
  2. Limpar e desinfetar brinquedos e superfícies frequentemente.
  3. Evitar o contacto com pessoas resfriadas ou gripadas.
  4. Evitar espaços fechados e com aglomeração de pessoas.
  5. Utilizar máscara em espaços fechados e com aglomeração de pessoas.

Para as crianças a partir de 6 meses, a melhor prevenção é a vacina disponível em todos os postos. Até agora, 1.666 foram imunizadas, 40% do público alvo de 4.163 crianças.