Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 23 de Março de 2026

SIDROLÂNDIA- MS

MS entra em estratégia nacional e pode receber vacina contra chikungunya; Sidrolândia soma 42 casos prováveis

Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto do Ministério da Saúde para aplicação da vacina contra a chikungunya no Brasil.

Redação/Região News

23 de Março de 2026 - 09:47

MS entra em estratégia nacional e pode receber vacina contra chikungunya; Sidrolândia soma 42 casos prováveis
Foto: Julia Prado/MS

Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto do Ministério da Saúde para aplicação da vacina contra a chikungunya no Brasil. A medida ocorre após articulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), diante do avanço da doença, especialmente em Dourados, com impacto significativo em territórios indígenas.

Receba no WhatsApp as notícias do RN 

Antes mesmo da confirmação do envio das doses, o Estado já havia estruturado uma resposta técnica para pleitear a participação na iniciativa nacional, inicialmente restrita a poucos municípios. Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, a inclusão é resultado desse trabalho antecipado. “Desde o início acompanhamos o avanço da chikungunya e, com o agravamento em Dourados, organizamos uma resposta consistente para garantir a participação do Estado”, afirmou.

A vacina já foi aprovada pela Anvisa e está na fase 4 de monitoramento, etapa que avalia a efetividade em condições reais de uso. No país, o imunizante vem sendo aplicado de forma controlada dentro de um projeto piloto conduzido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Butantan.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que o processo de inclusão envolveu diferentes áreas técnicas da SES. “Foi uma construção coletiva entre as equipes de imunização, vigilância e assistência, demonstrando que o Estado tem capacidade para executar a estratégia”, disse.

Prioridade e cenário local

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook  

A definição dos municípios segue critérios como situação epidemiológica, estrutura de vigilância e capacidade operacional. Nesse contexto, Dourados aparece como prioridade, principalmente pelo impacto da doença em comunidades indígenas.

Já em Sidrolândia, o cenário também preocupa. O município registra atualmente 42 casos prováveis de chikungunya. Em 2025, foram contabilizados 116 casos e uma idosa de 82 anos morreu em decorrência da doença.

Capacitação e início da vacinação

O Ministério da Saúde já confirmou o envio de equipes para capacitar profissionais em Mato Grosso do Sul. A vacinação deve começar pela população indígena, com treinamentos específicos voltados aos profissionais que atuam nesses territórios.

De acordo com o gerente de Imunização, Frederico Moraes, a preparação é essencial para garantir segurança na aplicação e no monitoramento dos casos. Além disso, o Instituto Butantan realizará novos treinamentos com equipes de salas de vacina no Estado nos próximos dias.

Ampliação futura

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram 

Por se tratar de uma estratégia piloto, a vacinação contra chikungunya ainda é restrita e acompanhada de perto pelas autoridades de saúde. A expectativa é que, conforme os resultados, haja ampliação gradual da oferta do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).