Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeito manda remover totem inaugural do Paço Municipal instalado em 1982

Prefeito Rodrigo Basso ordena retirada de totem de 1982 que marcou a inauguração do Paço Municipal; decisão provoca polêmica e expõe desgaste com aliados.

Redação/Região News

15 de Maio de 2025 - 07:58

Prefeito manda remover totem inaugural do Paço Municipal instalado em 1982
Prefeito Rodrigo Basso ordenou a retirada do totem de 1982. Foto: Marcos Tomé/ Região News

A retirada de um totem histórico do jardim do Paço Municipal de Sidrolândia, por ordem do prefeito Rodrigo Basso (PL), gerou forte repercussão política e certa indignação popular. O monumento, instalado em 1982 durante a gestão do então prefeito Daltro Fiuza, marcava a inauguração da sede da Prefeitura e foi mantido por todas as administrações nas últimas quatro décadas.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

Prefeito manda remover totem inaugural do Paço Municipal instalado em 1982
O monumento, instalado em 1982 durante a gestão do então prefeito Daltro Fiuza, marcava a inauguração da sede da Prefeitura. Foto: Divulgação

Localizado ao lado dos mastros das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e do município, o totem registrava o ato solene que contou, na época, com a presença do então governador Pedro Pedrossian. Sua retirada foi vista por muitos como um desrespeito à memória administrativa da cidade e uma tentativa de ofuscar a memória de Fiuza, ex-prefeito que tem se mantido com altos índice de popularidade, mesmo fora do Poder.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

“Nas últimas quatro décadas, todos os prefeitos que passaram pelo Paço mantiveram o marco histórico.'' Cristina Fiuza

A polêmica ganha ainda mais peso político pelo fato de Daltro Fiuza ter sido um dos principais cabos eleitorais de Rodrigo Basso na campanha vitoriosa de 2024. Com quatro mandatos no currículo e cinco vitórias (ganhou a eleição de 2020, mas foi impedido de assumir), Fiuza foi às ruas, emprestou seu prestígio e empunhou a bandeira de Basso, que saiu das urnas com uma votação expressiva: 16.364 votos, o que correspondeu a 61,27% dos votos válidos – vitória consagradora nas urnas.

Apesar do apoio decisivo, as declarações da vice-prefeita Cristina Fiuza, filha de Daltro, indicam que o ex-prefeito não teria aprovado a atitude da atual gestão. “Nas últimas quatro décadas, todos os prefeitos que passaram pelo Paço mantiveram o totem por entender se tratar de um marco histórico. Infelizmente, a atual gestão não teve o mesmo entendimento”, lamentou Cristina.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A remoção também provocou reações nas redes sociais. Um dos vídeos que mais repercutiram foi o do influenciador digital e ex-secretário adjunto da Assistência Social, Ricardo Alves da Silva, conhecido como “Corneta”. Em frente ao Paço Municipal, na noite desta quarta-feira, ele expressou sua indignação:

“É um desrespeito com a história de Sidrolândia. Isso aqui é um marco histórico. E na história, não se mexe!”, criticou Corneta

Até o momento, a Prefeitura não se pronunciou oficialmente sobre os motivos da retirada nem sobre o destino dado ao monumento.