SIDROLÂNDIA- MS
Prefeito remaneja secretária de Fazenda para Administração e ex-secretário é nomeado assessor
A Secretaria de Fazenda passa a ser comandada pelo bancário aposentado Cláudio Toso, que vinha atuando como tesoureiro.
Redação/Região News
25 de Janeiro de 2026 - 18:53

O prefeito Rodrigo Basso entra no segundo ano da gestão promovendo as primeiras mudanças no secretariado. A secretária de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica, Edilene Rodrigues Cruz a partir desta segunda-feira passa a comandar a Secretaria de Administração, substituindo a Welbet José Biaggi Amorim, que por algum tempo adquiriu status de super secretário. Ele deixa o 1⁰ escalão para ser assessor no gabinete do prefeito, desgastado após episódios como a troca de socos, em pleno Paço Municipal com um fornecedor, insatisfeito com o atraso no pagamento.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
A Secretaria de Fazenda passa a ser comandada pelo bancário aposentado Cláudio Toso, que vinha atuando como tesoureiro. Circularam pelo menos duas versões sobre o que teria motivado o prefeito a promover essas mudanças, especialmente a da secretária Edilene. Quem não concorda com seu estilo administrativo considerado centralizador, por muitos avaliado como autoritário, interpreta o remanejamento como desidratação dos poderes que ela acumulava na Fazenda. Na Secretaria de Administração, por este viés narrativo, vai dividir as atribuições com o adjunto.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Já a outra vertente é que a mudança fortalece o papel estratégico de Edilene Rodrigues que mesmo fora da Secretaria de Fazenda na prática continuará gerenciando com mão de ferro o fluxo de caixa, além de controlar as despesas. O novo secretário, Cláudio Toso, dividirá a sala com a secretária Especial, Angela Tatiane de Oliveira, que assim como Edilene, é contadora concursada, Angela Tatiane de Oliveira, indicada para a função pela agora secretária de Administração.
Este arranjo pode eliminar o foco permanente de atritos no 1⁰ escalão que surgiu com o formato de máquina administrativa adotado na reforma. A Secretaria de Fazenda, responsável pela gestão financeira, perdeu o controle sobre a geração de despesas.
No primeiro ano da gestão, a Secretaria de Administração licitava ou aderia a atas de registros de preço para atender a demanda de itens de material permanente ou insumo de todas as pastas, embora a demanda fosse pontual de uma pasta. A prática servia de sinalização para todos os secretários de que havia recurso financeiro disponível para atender suas demandas. À Secretaria de Fazenda era reservado o desgaste de travar as aquisições para evitar o desequilíbrio financeiro. Esta provavelmente, a origem da impopularidade da secretaria Edilene junto aos seus colegas.
Especulações
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Desde a semana passada circularam especulações sobre mudanças no secretariado. A aposta recorrente foi de que três secretários serão substituídos. Além das mudanças nas secretarias de Administração e Fazenda, o suplente de vereador Will Ximenes deixou o Departamento de Trânsito e será substituído por Rivelino Feitosa. Ximenes vai ocupar uma assessoria no gabinete do prefeito.




