Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Saúde promove vacinação itinerante para ampliar imunização contra influenza

Neste final de semana há vacina disponível na UPA das 17 às 23 horas e na Unidade Central de Saúde das 6 às 18 horas.

Redação/Região News

02 de Maio de 2025 - 13:23

Saúde promove vacinação itinerante para ampliar imunização contra influenza
Vacina. - Foto: Divulgação

Com a estratégia mais agressiva de vacinação, incluindo equipes volantes percorrendo escolas, nos assentamentos e nas feiras, a Secretaria de Saúde ja aplicou mais de 4 mil das 7.500 doses da vacina contra influenza que recebeu do Estado. Neste final de semana há vacina disponível na UPA das 17 às 23 horas e na Unidade Central de Saúde das 6 às 18 horas.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

No próximo dia os vacinadores estarão nos Centros Municipais de Educação Infantil João Lemes e Heitor Gomes e nas escolas João Batista (municipal) e Catarina de Abreu.''

Dia 6 a vacina vai estar disponível no CRAS São Bento. Na sexta-feira, dia 9, será montado um drive-tru de vacinação na Prefeitura. No sábado, 10 de maio, Dia D da vacinação e da família na escola, as equipes de imunização estarão nas escolas Sandro Gonzales, Olinda de Brito de Souza e Porfiria Lopes.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A vacina contra influenza de 2025 tem as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Gripe X Resfriado

Embora resfriados e gripes sejam infecções virais, elas são doenças diferentes: o resfriado é causado por cerca de 200 tipos de vírus, entre eles os rinovírus, responsáveis pela maioria dos casos da doença. É exatamente por haver vários tipos de vírus que provocam resfriados que podemos pegar dezenas de infecções durante a vida, pois não desenvolvemos imunidade duradoura para todos os tipos.

Os resfriados comuns costumam provocar sintomas que comprometem as vias aéreas superiores, como faringe e nariz. Assim, congestão nasal, coriza, dor de garganta leve, mal-estar moderado e febre baixa (quando ocorre, nunca passa dos 38,5º C) são sintomas da infecção, que dura entre 2 e 4 dias, no geral. A pessoa com resfriado pode até preferir se recuperar na cama, mas se ela tiver uma tarefa importante, consegue se levantar, mesmo que os sintomas incomodem.

Por outro lado, a gripe, causada pelos vírus influenza, provoca sintomas mais intensos, que podem atingir todas as vias aéreas, como faringe, traqueia, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. Na maioria dos casos, a pessoa desenvolve, além dos sintomas semelhantes aos do resfriado, febre alta (acima de 38,5º C), dores no corpo e mal-estar intensos.

Idosos, crianças pequenas e pessoas com a imunidade comprometida podem ter complicações graves de gripe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que todos os anos morram mais de 650 mil pessoas no mundo em consequência de complicações da gripe, como pneumonia.