Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 16 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Quase 60% dos empregos são criados em apenas 35 mil empresas

De 2009 a 2012, o peso dessas companhias no total de postos de trabalho abertos foi maior do que no triênio imediatamente anterior

Correio do Estado

12 de Dezembro de 2014 - 13:00

Um grupo de apenas 35.206 empresas foi responsável pela geração de 58,3% dos empregos abertos nas firmas do país com mais uma pessoa ocupada no período de 2009 a 2012. O percentual corresponde a 3,3 milhões de vagas criadas nesses três anos.

Esse seleto rol é constituído pelas chamadas empresas de alto crescimento, conceito cunhado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para classificar companhias com mais de dez empregados que sustentam aumento do emprego acima de 20% ao ano por três anos seguidos, ao menos.

O peso das empresas de alto crescimento no emprego é maior do que sua participação no total de empresas --elas representam apenas 7,6% das companhias com mais de dez pessoas trabalhando.

De 2009 a 2012, o peso dessas companhias no total de postos de trabalho abertos foi maior do que no triênio imediatamente anterior: de 2008 a 2011, esse grupo de empresa representou 56% dos empregos em firmas com mais de dez ocupados.

Os dados integram o estudo "Estatísticas do Empreendedorismo", divulgado nesta sexta-feira (12) pelo IBGE. Para Isabela Nunes, pesquisadora do IBGE, as empresas de elevado crescimento têm seu desempenho "bastante correlacionado" com o do PIB do país. Ou seja, só não mostraram maior dinamismo porque a expansão da atividade econômica foi comprometida, sobretudo em 2012.