Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Fifa define como será sorteio da Copa, marcado para 1º de abril

Entidade vai usar como referência o ranking de seleções a ser publicado no dia 31 de março. Evento acontece no dia 1 de abril, em Doha, no Catar, às 13h de Brasília

G1

22 de Março de 2022 - 14:40

Fifa define como será sorteio da Copa, marcado para 1º de abril
Copa do Mundo 2022 troféu — Foto: Getty Images

A Fifa divulgou nesta terça-feira informações sobre os procedimentos para o sorteio da Copa do Mundo de 2022. A entidade máxima do futebol vai usar como referência o ranking de seleções a ser publicado no dia 31 de março. Como anunciado anteriormente, o evento acontecerá no dia 1 de abril, em Doha, no Catar, a partir das 13h (horário de Brasília).

Segundo a Fifa, 29 das 32 seleções participantes já serão conhecidas até o dia do sorteio, e 28 delas serão colocadas nos potes de 1 a 4 de acordo com o ranking da entidade. País-sede, o Catar vai ficar na posição A1 do primeiro pote, que também terá as sete melhores colocadas no ranking que estão classificadas.

Do atual top 7, apenas a Itália não está garantida na Copa do Mundo. Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já se classificaram.

O segundo pote terá as seleções entre as posições 8 e 15 da lista de classificadas, o terceiro pote com aquelas entre o 16º e o 23º lugares, e o quarto pote terá os times entre a 24ª e 28ª posições mais três espaços reservados representando os dois vencedores dos playoffs intercontinentais e um vencedor dos playoffs da Europa.

Os playoffs intercontinentais para a Copa serão realizados nos dias 13 e 14 de junho, no Catar, com o representante da Ásia enfrentando o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas, e o representante da confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) contra o da Oceania.

Seleções da mesma confederação serão separados dentro de cada um dos oito grupos da Copa do Mundo, com exceção das 13 europeias. Cinco das oito chaves terão duas equipes da Uefa.