Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 19 de Junho de 2024

Esporte

Perto dos 99 anos, clássico Santos e Corinthians tem confronto "do século"

Duelo regional mais antigo do estado faz aniversário no próximo dia 22, comemorado com jogo mais importante entre os rivais alvinegros até hoje

Globo Esporte.com

13 de Junho de 2012 - 08:33

Quando o ainda técnico Urbano Caldeira comandou o time do Santos no primeiro clássico da história contra o Corinthians, na vitória por 6 a 3, no estádio Palestra Itália, ele jamais poderia sequer sonhar que quase 99 anos depois seu nome estamparia a fachada da Vila Belmiro, palco que receberá o "confronto do século" e mais importante entre os Alvinegros. No mês de aniversário do duelo quase centenário e mais antigo do estado de São Paulo, comemorado no próximo dia 22 de junho, Peixe e Timão começam a decidir as semifinais da Taça Libertadores da América, nesta quarta-feira, às 21h50m, no primeiro embate dos rivais dentro da competição continental.

Nos 20 dias de muita espera e ansiedade desde a definição do confronto, Santos e Corinthians deixaram claro o foco no clássico e deixaram o Brasileirão de lado, a ponto de o Peixe ocupar a 16ª posição, com três pontos, e o Timão ser o lanterna do campeonato, com um ponto. Apesar da expectativa pelo jogo, o tempo foi usado nos dois lados para aprimorar os treinamentos e, principalmente, recuperar atletas lesionados.

Arouca, Borges e Ganso, principal dúvida após uma artroscopia no joelho direito e grande atração do duelo, voltaram a treinar normalmente e estão à disposição de Muricy Ramalho. Já Tite teve as voltas de Jorge Henrique e Paulinho, nome mais badalado no forte conjunto do Timão e principal válvula de escape do ataque corintiano.

Com a responsabilidade de abrir vantagem por atuar em casa, o Peixe conta com Neymar, de volta da Seleção após a sequência de quatro amistosos nos Estados Unidos, para balançar as redes do Timão. Na Vila, aliás, o time de Muricy está invicto em 11 partidas. Apesar disso, o ataque santista enfrentará uma verdadeira muralha defensiva corintiana, com apenas dois gols sofridos em dez jogos na Libertadores, números que rendem o posto de zaga menos vazada da competição continental.

Os responsáveis por mediar o clássico mais importante da história entre Santos e Corinthians serão o árbitro Marcelo de Lima Henrique (RJ), acompanhado dos assistentes Dilbert Pedrosa (SC) e Roberto Braatz (PR). A TV Globo transmite o jogo para todo o Brasil, exceto RS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances a partir das 21h, com fotos, vídeos, Tempo Real da partida e programa especial flashes ao vivo direto da Vila Belmiro mostrando o ambiente do primeiro clássico das semifinais da Taça Libertadores.