Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Dezembro de 2025

Policial

Detran restringe 84 CNHs em Naviraí

Dourados Agora

18 de Janeiro de 2012 - 09:12

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu restringir o uso de 84 CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) da cidade de Naviraí. Todas elas são suspeitas de terem sidas favorecidas pelo grupo que comandava um esquema para facilitar a retirada do documento. Ao todo 18 pessoas estão envolvidas, sendo que a última foi presa na segunda-feira.

A delegada Aline Sinnott Lopes, que investiga o caso, pediu a prisão preventiva de 14 dos envolvidos. Todos eles estavam com mandado de prisão temporária, de cinco dias. Vencia às 00h de ontem. Segundo a delegada, as CNHs estão com restrição de uso no sistema. Os donos das habilitações serão convocados ainda nesta semana para prestarem esclarecimentos junto ao órgão de como obtiveram as carteiras. Caso sejam comprovadas as irregularidades, as habilitações serão suspensas e as pessoas envolvidas responsabilizadas.

Além de servidores do Detran/MS foram presos 11 pessoas em Campo Grande, Naviraí, Juti, Douradina, Dourados, Caarapó e Itaquiraí. Entre os presos estão examinadores do Detran, médicos, instrutores, proprietários de centros de formação de condutores e aplicadores de provas teóricas.

Até agora as investigações estão concentradas em Naviraí e nas próximas semanas devem ser estendidas para as demais cidades onde tem envolvidos no esquema. Encerrando essa parte, terá início o processo administrativo, que pode ou não resultar na demissão dos envolvidos.

O esquema foi derrubado na sexta-feira passada, com a prisão dos envolvidos. Até pessoas analfabetas e com problemas de visão conseguiram tirar a CNH, graças a atuação da quadrilha, que segundo a Corregedoria do Detran, facilitava o processo de concessão do documento dentro do órgão. O Detran já rastreou quase todas as pessoas que pagaram entre R$ 800 a R$ 2 mil para ter os exames facilitados durante o processo de emissão da CNH. Elas devem responder por corrupção ativa.

De acordo com Aline Lopes, a diretoria do Detran recebeu uma denúncia em setembro de 2011, sobre um esquema de facilitação na emissão de CNHs. Desde então, a corregedoria tem investigado o caso. A quadrilha atuava há três anos.