Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 14 de Dezembro de 2025

Policial

Filhote de Jaguatirica morto foi taxidermizado por alunos do curso da PMA

Os veterinários da fazenda Porto Bonito em princípio acham que a causa da morte do felino possa ter sido por desnutrição

Assessoria

05 de Dezembro de 2014 - 08:13

Os alunos do curso de Taxidermia e Educação Ambiental promovido pela PMA, com Policiais Militares Ambientais de 9 Estados, que está sendo realizado na Fazenda Porto Bonito, em Itaquiraí, taxidermizaram (empalharam) ontem mesmo o filhote de Jaguatirica, encaminhado pelo Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul à Fazenda.

O animal não resistiu, apesar do atendimento assim que chegou ao local. Os veterinários da fazenda Porto Bonito em princípio acham que a causa da morte do felino possa ter sido por desnutrição.

A PMA utilizará o filhote em trabalho de Educação Ambiental, o qual tem sido desenvolvido prioritariamente nas atividades do Batalhão. Só neste ano, o Núcleo de Educação Ambiental de Campo Grande atendeu 25.884 alunos e o Projeto Florestinha atendeu 7.870, na Capital e Interior. O animal será utilizado na chamada “Oficina de Fauna”, na qual são expostos os animais empalhados e discute-se com os alunos, a importância da fauna e todas as questões relativas aos desequilíbrios que levaram os animais a estarem ali mortos e não na natureza.

Além da fauna, há outras oficinas temáticas, que levam os atendidos a entenderem que o ambiente é um complexo e que, cada ente afetado, afeta os demais, afetando consequentemente o ser humano. As oficinas temáticas são:

Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões etc.

Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.

Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, tráfico etc.

Montagem artificial do CICLO DA ÁGUA, com palestras relacionadas à temática das águas no planeta.

Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.