Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Saúde

Homem de 30 anos é a segunda vítima da dengue em Mato Grosso do Sul em 2020

A vítima estava internada em um hospital particular de Campo Grande.

G1 MS

14 de Janeiro de 2020 - 08:06

Homem de 30 anos é a segunda vítima da dengue em Mato Grosso do Sul em 2020

Um homem de 30 anos morreu neste domingo (12) vítima de dengue, em Campo Grande. Exame do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen MS) confirmou a causa da morte. A vítima estava internada em um hospital particular. Esse foi a segunda morte em razão de dengue registrada em 2020 em Mato Grosso do Sul.

Segundo a secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o paciente foi internado no dia 7 de janeiro, mas o início dos sintomas ocorreu no dia 30 de dezembro. Ele foi internado com insuficiência hepática e renal, o quadro evoluiu para alteração da consciência, provocada por encefalite, e falência renal. O diagnóstico de dengue foi confirmado através de exame laboratorial.

A primeira morte registrada em razão da doença no estado foi de um homem de 29 anos, na quinta-feira passada (9), em Corumbá. Lucian Andrade, de 29 anos, recebeu atendimento médico na semana passada duas vezes em um hospital particular, sendo liberado em seguida. Depois, foi ao pronto-socorro público e novamente foi liberado.

Na segunda-feira (6), o homem foi novamente ao hospital público, ficou internado e na quarta-feira (8) o estado dele piorou, foi transferido para o CTI e não resistiu.

O exame de sangue no hospital particular confirmou que Lucian estava com dengue. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que Lucian morreu por conta da forma mais grave da doença, popularmente conhecida como dengue hemorrágica.

Em 2019, a SES registrou 66.634 notificações de dengue em Mato Grosso do Sul, quase seis vezes mais que as 10.762 de 2018. Foram contabilizadas no ano passado 29 mortes por conta da doença. Dos 79 municípios do estado, somente três, não contabilizaram alta incidência da doença no ano passado. Em 2020, a secretaria ainda não divulgou boletins epidemiológicos sobre a dengue.