Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul pode ter 1º caso suspeito de coronavírus em Ponta Porã

Ainda hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, deve emitir uma nota a respeito.

Redação/Região News

26 de Fevereiro de 2020 - 10:49

Mato Grosso do Sul pode ter 1º caso suspeito de coronavírus em Ponta Porã

Um paciente de nacionalidade paraguaia está internado no isolamento do Hospital Regional de Ponta Porã, com sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Conforme informações preliminares, o paciente chegou da China por Assunção e há dois dias está com sintomas gripais. Já foram enviadas amostras da saliva do paciente para exames no Laboratório Central em Campo Grande. Ainda hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, deve emitir uma nota a respeito.

Nesta quarta-feira houve a confirmação do primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus é de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro.

O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar. Na ocasião, a pasta divulgará oficialmente o laudo final da investigação.

O caso foi relatado pelo Hospital Israelita Albert Einstein como suspeito de coronavírus na tarde da terça, 25. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e conforme o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que já foi realizada.

Segundo o hospital, o paciente foi atendido na unidade Morumbi, na zona sul da capital, na noite da última segunda-feira, 24, e a infecção foi confirmada por meio do teste PCR em tempo real.

Iniciado na China em dezembro, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Desde o fim da semana, a explosão de casos da Itália tem elevado o alerta global sobre a doença.