Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Saúde

Médicos americanos vão atender 15 dias pacientes do Covid-19 em Sidrolândia

Na terça-feira eles estiveram no hospital para conhecer a estrutura e conversaram com os pacientes.

Flávio Paes/Região News

09 de Setembro de 2020 - 17:07

Médicos americanos vão atender 15 dias pacientes do Covid-19 em Sidrolândia
Dia em que médicos fez visita ao hospital. Foto: Divulgação

Numa articulação da diretora administrativa Vanda Camilo, o Hospital Elmiria Silvério Barbosa foi uma das 4 instituições de saúde do Estado que receberá três médicos e uma enfermeira, profissionais vinculados a organização internacional, Médicos Sem Fronteira.

Por 15 dias, um médico e uma médica, ambos americanos, um médico italiano e uma enfermeira brasileira (natural da Bahia), vão trabalhar de forma voluntária na ala vermelha destinada ao atendimento dos pacientes com Covid-19. Os estrangeiros terão o apoio de um intérprete.

Na terça-feira eles estiveram no hospital para conhecer a estrutura, conversaram com os pacientes, inclusive uma Indígena de Dois Irmãos do Buriti, gestante, que estava internada para fazer o parto do 5º filho. Segundo Vanda Camilo, além de Sidrolândia, farão o trabalho voluntário em Aquidauna, Corumbá e Jardim.

"É uma oportunidade única de intercâmbio com estes profissionais", destaca. Ela lembra que consegui credenciar o hospital junto ao Ministério da Saúde para participar do Tele- Covid-19, uma rede dos hospitais de ponta que oferece capacitação semanal à equipe do hospital e faz avaliação a distância de cada paciente.

O hospital conseguiu estruturar uma ala de UTI com 5 leitos e 20 leitos clínicos, além de uma tenda de triagem. Garantiu mais de R$ 1 milhão em doações da JBS e do Sindicato Rural para compra de equipamentos, uma UTI Móvel, álcool em gel, máscaras, além de equipamentos de segurança e proteção para os funcionários.

O hospital adquiriu kit Covid-19, um coquetel de medicamentos usado no tratamento dos pacientes. Vem adotando uma terapêutica diferenciada com música e dança para levantar a autoestima dos pacientes.