Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Internacional

Rompimento de barragem deixou ao menos 45 mortos

Maior reservatório de água do país possui um volume igual ao Grande Lago Salgado.

CNN Brasil

18 de Junho de 2023 - 09:15

Rompimento de barragem deixou ao menos 45 mortos
Vista mostra área inundada após colapso de barragem, em Kherson, Ucrânia. Foto: REUTERS/Oleksandr Klymenko

O saldo do rompimento de uma grande barragem na Ucrânia ocupada pela Rússia é de pelo menos 45 mortos até o momento, depois que as autoridades de ambos os lados deram atualizações.

O Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia disse no sábado (17) que pelo menos 16 pessoas morreram e 31 estão desaparecidas devido às enchentes, enquanto no mesmo dia um funcionário de Kherson apoiado pela Rússia, Andrey Alekseenko, publicou no Telegram que o número de mortos havia subido para 29 pessoas.

O ministério ucraniano também informou que 3.614 pessoas foram evacuadas das áreas inundadas, “incluindo 474 crianças e 80 pessoas com mobilidade reduzida”.

A barragem de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, desabou em 6 de junho. Como o maior reservatório de água da Ucrânia, possui um volume igual ao Grande Lago Salgado, no estado norte-americano de Utah.

A CNN não conseguiu verificar se a destruição da barragem foi resultado de um ataque deliberado de uma das partes em conflito ou de uma falha estrutural, com autoridades ucranianas e russas culpando uma explosão do lado oposto por causá-la.

O colapso da barragem tem repercussões para ambas as nações. Para a Ucrânia, destruiu aldeias, inundou terras agrícolas, privou milhares de energia e água potável e causou enormes danos ambientais.

Já para as forças russas, destruiu tropas, inundou trincheiras e removeu as defesas naturais das quais eles dependiam ao longo do rio Dnipro.