Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Política

Com 51% dos candidatos a vereador no palanque, PSDB conta com arrancada da coligação para garantir vitória

Redação/Região News

11 de Outubro de 2020 - 19:45

Com 51% dos candidatos a vereador no palanque, PSDB conta com arrancada da coligação para garantir vitória
Enelvo Felini e candidatos a vereador durante campanha no centro da cidade. Foto: Divulgação

Na contramão do aparente favoritismo do adversário direto, Daltro Fiuza, conforme a última pesquisa eleitoral divulgada antes do início do horário eleitoral, as principais lideranças do PSDB de Sidrolândia apostam na vitória do candidato Enelvo Felini, que conseguiu levar uma ampla coligação de partidos para seu palanque, que juntos, lançaram 51% dos 172 candidatos a vereador.

A expectativa dos tucanos é que arrancada final deste exército de 88 candidatos e seus cabos eleitorais, pedindo votos para Enelvo garanta a vitória em 15 de novembro. Além deste maior volume de campanha, em contraste com a estrutura menor do candidato do MDB, dá-se como certa a impugnação pela Justiça Eleitoral do registro da candidatura de Daltro Fiuza.

Haveria também boas chances, na avaliação dos advogados da Coligação Experiência e Trabalho, que a candidatura do empresário Moacyr Almeida também esbarrar na Justiça Eleitoral. Moacyr, pelo seu perfil de campanha e trajetória pessoal, teoricamente atraia um segmento da população mais simpático ao PSDB, com viés conservador.

O prazo para troca de candidato termina no próximo dia 26, do contrário, mesmo que consiga disputa por força do recurso a outras instâncias, corre o risco de a votação ser anulada, caso a impugnação seja mantida até no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste cenário, no caso de vitória do pemedebista, haveria convocação de eleições suplementares, repetindo a situação de 2012.

Com 51% dos candidatos a vereador no palanque, PSDB conta com arrancada da coligação para garantir vitória
Empresário Acelino Cristaldo participou do lançamento da campanha. Foto: Divulgação

Na hipótese, mais provável, de que o MDB substitua Daltro da cabeça de chapa, a avaliação é de que o ex-prefeito não conseguiria uma transferência de voto suficiente para garantir vitória do novo candidato. O empresário Acelino Cristaldo, que em 2012 foi o candidato do partido, se afastou do núcleo da campanha emedebista, descontente após ser preterido na indicação do candidato a vice da chapa, com a escolha do ex-secretário de Saúde, Nélio Paim para o posto.

Na sexta-feira participou do lançamento da campanha, manifestou disposição de se engajar na campanha, mas pode enfrentar resistências no próprio MDB. Alguns setores defendem como um possível “plano B”, a ex-secretária Elaine Brito, mas ela tem como maior obstáculo, o fato de nunca ter sido testada nas urnas. Outra aposta seria o candidato a vice. Nelinho, embora esteja filiado ao PSB, sempre foi muito próximo do MDB, ao ponto da sua esposa, Caroline Rossato Paim, ser candidata a vereadora pelo partido.

Com 51% dos candidatos a vereador no palanque, PSDB conta com arrancada da coligação para garantir vitória
lançamento da campanha do MDB. Foto: Divulgação