Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Política

Gerson Claro vai presidir CCJ, principal comissão da Assembleia

Flávio Paes/Região News

24 de Fevereiro de 2021 - 08:59

Gerson Claro vai presidir CCJ, principal comissão da Assembleia
Deputado estadual Gerson Claro (PP) foi escolhido para comandar a principal comissão da ALEMS. Foto: Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Gerson Claro (PP) foi escolhido para comandar a principal comissão permanente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Barbosinha (DEM) é o novo vice-presidente do colegiado. A eleição aconteceu logo após a distribuição de 40 projetos, na manhã desta quarta-feira (24).

Eduardo Rocha (MDB), Evander Vendramini (PP) e Professor Rinaldo (PSDB) são os demais membros titulares. “Tenho minha militância profissional na área do Direito e agradeço aos meus colegas pelos votos para coordenar a CCJR. É uma grande honra e responsabilidade, garanto que os trabalhos irão manter o mesmo ritmo”, disse o novo presidente da comissão.

Pela CCJR passam todos os projetos que são apreciados pela Assembleia Legislativa, tanto os que são de autoria dos deputados estaduais quanto os do Executivo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas.

Gerson Claro vai presidir CCJ, principal comissão da Assembleia
Barbosinha (DEM) é o novo vice-presidente do colegiado e o deputado Gerson Claro presidente da CCJ.

Na CCJR é analisado o aspecto legal das propostas, se atendem as determinações constitucionais e se sua redação é condizente com o assunto. O parecer da comissão vai ao Plenário para a votação. Se aprovado, o projeto é encaminhado à comissão específica que vai analisá-lo no mérito.

É também a CCJR que dá o parecer sobre intervenção federal, estadual e municipal, a perda de mandato do governador, de seu vice e dos deputados. Observa também proposições de concessão de títulos honoríficos, declaração de utilidade pública e transferência temporária da sede do poder.

Parlamentar de primeiro mandato, Gerson Claro nesta curta sua trajetória pela Assembleia voltará a exercer uma função estratégica no Legislativo. Gerson já no primeiro ano de mandato, ocupou a liderança do Governo na Assembleia. “Após longo anos de militância política, me sinto preparado para enfrentar os desafios do trabalho parlamentar”, destaca Gerson, que hoje é uma das principais lideranças estaduais do seu partido, o PP, com interlocução junto a lideranças nacionais como o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira.