Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolândia

Agronomia: Tudo sobre o curso está aqui

Com uma economia que incentiva inovações no setor agrícola, existem diversas áreas de atuação possíveis nesse campo.

Assessoria Uniasselvi

28 de Junho de 2022 - 08:30

Agronomia: Tudo sobre o curso está aqui
Foto: Divulgação

Nos últimos anos as carreiras em agronomia vêm se destacando pelas boas oportunidades que o mercado oferece no Brasil. Com uma economia que incentiva inovações no setor agrícola, existem diversas áreas de atuação possíveis nesse campo.

Com isso, muitos jovens que gostariam de trabalhar próximos da natureza têm o interesse voltado para as graduações em agronomia. 

Mas você sabe quais são as principais vertentes desse mercado? Quer saber tudo sobre o curso e descobrir se ele é compatível com o que você deseja? Então confira a seguir as informações que preparamos!

Como é o curso de agronomia?

As faculdades de agronomia surgiram da necessidade de controlar de forma mais precisa a produção agrícola em larga escala. Assim, especialmente em países de economia agrícola, como o Brasil, a profissão se tornou fundamental para questões essenciais, como controle de qualidade, aumento da produtividade, redução do desperdício, etc.

Podemos dizer que o agrônomo é o profissional responsável por cuidar do planejamento, execução e gestão de projetos agropecuários, atuando em propriedades como fazendas, sítios, granjas, empresas de processamento de alimentos, e em órgãos de fiscalização e regulação. 

Para capacitar os estudantes a atuarem nesses contextos, os cursos de graduação em agronomia têm duração de, em média, cinco anos, ou 10 semestres. 

A grade curricular é composta de disciplinas que formam gestores capacitados com habilidades para atendimento às demandas de desenvolvimento local, regional e nacional, preservando o meio-ambiente e os recursos naturais. 

Entre as matérias mais importantes, destacam-se:

  • Fundamentos do Agronegócio;
  • Sociologia Rural e Urbana;
  • Introdução à Engenharia;
  • Fundamentos da Agropecuária;
  • Estatística e Indicadores Ambientais;
  • Desenho Técnico;
  • Conservação e Uso do Solo;
  • Fisiologia Vegetal;
  • Biologia e controle de plantas daninhas;
  • Cartografia e Sensoriamento Remoto;
  • Genética e melhoramento de plantas;
  • Cadeia Produtiva da Bovinocultura;
  • Agroclimatologia;
  • Fruticultura.

Essa formação permite que os graduados na área atuem tanto no setor público como no privado, abrindo muitas possibilidades de crescimento profissional.

Veja algumas das principais vertentes profissionais na agronomia:

Gestão Rural

No contexto de propriedades como sítios e fazendas, o gestor rural é o responsável pela execução e coordenação de todas as ações produtivas. Isso inclui o planejamento de rotinas técnicas, orientação e acompanhamento de mão de obra, e atividades financeiras.

Logo, trata-se de um cargo que exige diversas habilidades que visam a administração e controle da produção. 

Indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, os agrônomos são os profissionais responsáveis pela análise e controle de qualidade dos alimentos, que dependem de aprovação para serem devidamente regulamentados pelos órgãos competentes. 

Outra atividade comum nesse ramo de atuação é a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que aprimoram a qualidade desse trabalho, uma das áreas mais bem remuneradas nesse campo.

Engenharia agrícola

Engenheiros agrícolas são os responsáveis pela criação e instalação de máquinas e projetos operacionais, cujo objetivo é aprimorar a qualidade e eficiência da produção.

Em outras palavras, esses profissionais cuidam da mecanização da rotina, combinando a força da mão de obra com o uso de tecnologia e métodos produtivos. Sistemas de irrigação, drenagem, colheita e processamento são apenas algumas das criações sob responsabilidade desses profissionais. 

Vigilância Sanitária

Cargos em órgãos de vigilância sanitária, como a ANVISA, estão entre as carreiras mais desejadas pelos formados em agronomia no serviço público. 

Nesse campo de atuação, os profissionais são responsáveis por tarefas de inspeção e regulação das produções agrícolas. Dessa maneira, em parceria com outros especialistas, como biólogos, veterinários e bioquímicos, os agrônomos garantem a qualidade e a segurança do consumo de alimentos produzidos no campo.

Ensino e pesquisa

Devido aos avanços tecnológicos que também impactam o trabalho realizado no campo, o ensino e pesquisa na área de agronomia têm sido cada vez mais incentivados, tanto em instituições públicas como na iniciativa privada. 

Assim, se aprofundar nos conhecimentos da área para se tornar professor universitário ou pesquisador em uma empresa, também é uma boa opção de médio e longo prazo para a carreira dos agrônomos.

Qual o salário de um agrônomo?

A média salarial é um dos grandes atrativos para quem deseja uma carreira estimulante e bem remunerada desde os primeiros anos de prática.

Inicialmente, os agrônomos recém-formados ganham, em média, R$ 3,1 mil* mensais. Já profissionais experientes e com algum nível de especialização, podem alcançar vencimentos que superam os R$ 10 mil* mensais.

Entre as especializações mais procuradas por agrônomos para acessar vagas com melhores remunerações, destacam-se*:

  • Administração rural;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Ecologia;
  • Engenharia Rural;
  • Irrigação e drenagem;
  • Legislação agrária;
  • Mecanização agrícola;
  • Microbiologia agrícola;
  • Nutrição animal e rações.

*(Fontes: VagasGuia da CarreiraSalário)

O que é preciso para ser um agrônomo bem-sucedido?

O primeiro requisito para ser um agrônomo bem-sucedido é gostar de estar em contato com a natureza e lidar com rotinas comuns em fazendas, como manejo de animais e gestão de plantações. 

Na prática, para que o estudante lide bem com o curso e com as atividades da profissão, ele também precisa gostar de estudar biologia, física e matemática, as áreas que fornecem a base para os conhecimentos em agronomia.

A capacidade de liderar equipes, lidar com problemas inesperados e propor soluções eficientes para resolvê-los, também é uma habilidade muito valorizada nesse campo de atuação, pois, o agrônomo é o responsável pela coordenação de atividades que visam o aprimoramento da produção.

Dessa forma, o profissional precisa se capacitar para lidar com a interpretação e análise de relatórios produtivos e dados estatísticos, sempre visando o aprimoramento por meio de novos métodos produtivos e tecnologias mais avançadas.

Por fim, a constante busca por informações e tendências na área são essenciais nessa carreira. Atualmente, o avanço em pesquisas e tecnologias voltadas para a produção de alimentos, faz com que surjam de forma cada vez mais rápida novas técnicas, processos e máquinas que inovam e facilitam as atividades agropecuárias.

Atendendo a esses requisitos, certamente o estudante recém formado no curso de agronomia tem uma excelente base para disputar as melhores vagas no início da profissão.

Onde fazer curso de agronomia?

Se ao ler as informações deste conteúdo você se convenceu de que essa carreira é a escolha certa para você, te convidamos a conhecer o curso de Agronomia EAD da UNIASSELVI.

Na modalidade EAD, você conta com toda a flexibilidade que precisa para conciliar os estudos com outras atividades importantes do dia a dia. Além disso, fazendo a inscrição para o curso, você tem estudo garantido no primeiro semestre, e ainda recebe gratuitamente todo o material didático. 

Dessa forma, não importa em qual região do Brasil você esteja, a nossa plataforma de Ensino reúne todos os recursos para que você acesse os conteúdos mais importantes e otimize o aprendizado.

Mas se mesmo depois de ler este conteúdo você ainda está em dúvidas sobre fazer Agronomia ou outro curso, não se preocupe, pois, podemos te auxiliar!

Com o Teste de Personalidade, você responde algumas perguntas para te ajudarmos a identificar quais áreas e cursos mais combinam com o seu perfil.

Já o Simulador do Futuro ajuda a entender, de acordo com os objetivos pessoais, o que você pode esperar de uma Graduação em Agronomia ou em outros cursos do seu interesse!

Então, aproveite! Use o teste de personalidade e o simulador do futuro e descubra com alguns cliques o que esperar de uma carreira em agronomia!

📞Ligue: (67) 9 9876-7273

📬Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas