Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Fisioterapia: como tornar-se um profissional desta área

O profissional de Fisioterapia é muito requisitado dentro da área da saúde. Descubra o que é preciso para trabalhar nesse campo.

Assessoria de Comunicação

30 de Abril de 2022 - 08:38

Fisioterapia: como tornar-se um profissional desta área
Foto: Divulgação

Se você está lendo este artigo do seu celular, provavelmente está em uma posição que tensiona sua coluna cervical. Se está no computador, pode estar sobrecarregando sua lombar pela má postura. Em ambos os casos, um profissional de fisioterapia é o mais indicado para ajudar você.
Quer saber porquê? Acompanhe!

A fisioterapia auxilia pacientes em recuperação de acidentes, na reparação de variadas lesões e na recuperação de movimentos. Ele também pode atuar no conforto do corpo, com pessoas que trabalham muito tempo sentadas em frente ao computador, por exemplo, que se queixam de problemas na coluna ou dores musculares.

O fisioterapeuta tem na área de saúde a sua atuação profissional. Por isso, ele precisa colecionar conhecimentos acerca de anatomia, fisiologia e dinâmicas de movimento do corpo, para conseguir ajudar os pacientes em seus tratamentos e recuperações. Continue lendo para entender um pouco melhor as atribuições desse profissional.

Uma curiosidade:
Você sabia que cerca de 80% da população mundial possui desconforto na coluna? E, para isso, o profissional de fisioterapia é o mais indicado.

O que faz um fisioterapeuta?

Além das atribuições gerais de um profissional de fisioterapia como abordado acima, é preciso descrever um pouco melhor o dia a dia desse profissional através de suas atividades, bem como levar em conta o seu tipo de formação.

O principal objetivo de um fisioterapeuta é auxiliar na manutenção de funções motoras humanas (movimento) e atuar em lesões musculares que oferecem algum tipo de prejuízo à saúde de quem a possui. Para isso, esse profissional, além de ter o conhecimento técnico e científico acerca do corpo, também precisa atuar de forma cuidadosa e afetuosa com seus pacientes, tendo uma formação humanista e com foco no bem estar.

Portanto, esse profissional pode atuar em variadas frentes com a sua formação, desde atendimento esportivo e em empresas até em clínicas e hospitais.

Veja, a seguir, algumas das atribuições do profissional de fisioterapia:

  • Auxiliar pacientes na recuperação de cirurgias ou acidentes.
  • Auxiliar pacientes com lesões musculares ou ortopédicas em sua recuperação.
  • Tratar problemas de coluna e postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.
  • Trabalhar na reabilitação de atletas lesionados e ajudá-los a ampliar seu desempenho esportivo.
  • Tratar pacientes com limitações de movimento de diferentes tipos e origens, fazendo com que suas funções sejam restabelecidas.
  • Propor e orientar exercícios para idosos que precisam melhorar a coordenação motora e resistência muscular.
  • Ajudar gestantes a evitar problemas de postura e circulação sanguínea através de técnicas e exercícios.
  • Orientar pessoas com problemas respiratórios como asma e bronquite a terem mais qualidade na respiração.
  • Ajudar pessoas com mobilidade reduzida de forma a mitigar os impactos de suas limitações físicas no dia a dia.
  • Atuar junto à saúde do trabalho em empresas.

As vertentes dentro da fisioterapia

Dentro da fisioterapia, o profissional tem contato com algumas vertentes diferentes de trabalho, com foco diferenciado. Isso pode ajudar o fisioterapeuta em formação a saber qual área deseja atuar – o que vamos falar mais à frente.

Confira as principais vertentes dentro da fisioterapia:

Traumatologia e ortopedia

Geralmente, a maioria das pessoas tem contato com o fisioterapeuta dessa vertente, pois ele é necessário para ajudar o paciente na recuperação de traumas e lesões variados, dos mais leves aos mais graves.

Também é nessa área que se encaixam os fisioterapeutas que auxiliam pessoas no reparo postural e com problemas de coluna, diminuindo suas dores e aumentando seu bem-estar no dia a dia.

Fisioterapia cardiorrespiratória

Muitas pessoas não sabem, mas o fisioterapeuta cardiorrespiratório é o profissional responsável por ajudar pessoas com distúrbios respiratórios como asma e bronquite a terem uma saúde melhor. Também pode atuar no pré e pós-operatório de pacientes que precisem de reabilitação pulmonar.

Dentre as funções desse profissional, ele pode promover uma melhor qualidade de vida ao paciente através de exercícios que ajudam no alívio da falta de ar e resultem em uma maior resistência para realização de atividades de médio e alto impacto.

Fisioterapia geriátrica

Ao passar dos anos, a mobilidade pode ser prejudicada pela perda gradual da capacidade motora, que faz com que os idosos tenham maior dificuldade em fazer pequenas tarefas que são importantes para o seu dia a dia.

Nesse caso, o fisioterapeuta geriátrico atua em tratamentos cuja duração depende da necessidade do paciente, para ajudá-lo a ampliar sua mobilidade, viver melhor e também a reduzir possíveis dores.

Acupuntura

A acupuntura é uma das vertentes da medicina oriental mais utilizada em consultórios em todo o mundo, tamanha a sua eficácia. Nesta área, profissionais de fisioterapia podem atuar com grande possibilidade de sucesso no mercado.

A técnica da acupuntura caracteriza-se pela aplicação de agulhas em regiões específicas do corpo que estimulam melhorias das dores e algumas funções do organismo.

Áreas de atuação do fisioterapeuta

A fisioterapia é uma daquelas profissões que permite atuação em diversas frentes utilizando os preceitos de formação, o que traz uma grande vantagem ao profissional.

Aquele que é apaixonado por esportes, por exemplo, pode atuar diretamente com atletas ou em clubes, com foco em tratamento de lesões e performance desportiva. Quem gosta mais da área clínica, pode ajudar milhares de pessoas a terem uma vida melhor e com menos dores. Quem possui uma predileção pela área hospitalar, pode se sentir gratificado por ajudar muitas pessoas a se recuperar de cirurgias, por exemplo.

Veja mais detalhadamente cada uma dessas áreas de atuação do profissional de fisioterapia:

Clínicas e hospitais

Nos hospitais e clínicas, os fisioterapeutas geralmente atuam junto ao médico, auxiliando pacientes na recuperação cirúrgica ou no processo de reabilitação referente a algum tratamento específico. O profissional pode seguir carreira tanto no setor público quanto no privado, dependendo do que almeja.

Esportes

Na área de esportes, o fisioterapeuta tem dois grandes trabalhos a desempenhar: pode ajudar atletas na recuperação de lesões causadas pela profissão ou ainda auxiliá-los na performance esportiva. Clubes dos mais variados esportes contam com esses profissionais para assegurar a saúde e a qualidade de vida e profissional de seus atletas.

Também é possível encontrar o fisioterapeuta desportivo em academias e clubes, auxiliando alunos e usuários em suas demandas.

Centros de bem-estar

Outra área de atuação bem importante e que atrai muitos profissionais da fisioterapia é a relacionada à qualidade de vida em centros de bem-estar como SPAs. Lá, o profissional pode acompanhar o paciente em exercícios sugeridos para um fim específico, cujo objetivo pode ser relaxamento, alívio das tensões do dia a dia e amenização de dores musculares.

Também existe a possibilidade de se trabalhar com fisioterapia dermatofuncional, ajudando pacientes no pós-operatório de tratamentos estéticos a melhorar e preservar a saúde da pele.

Saúde preventiva

Nesta área, o grande foco do fisioterapeuta é evitar que lesões sejam causadas ou ampliadas por hábitos errados tanto de postura quanto de movimentos. Sua atuação pode ser em empresas, como observando os funcionários e sugerindo o que deve ser feito para que não haja lesões, ou particular, com foco nas necessidades do paciente.

Como é a faculdade de Fisioterapia?

Faculdade de Fisioterapia tem o objetivo de formar um profissional que domine os conhecimentos técnicos gerais da área da saúde e específicos da área de fisioterapia, fazendo com que ele domine a anatomia e a fisiologia humana além das técnicas necessárias para tratar problemas posturais e de mobilidade.

Além do conhecimento técnico, é importante também o fator humano no curso, já que o profissional lida diretamente com a saúde das pessoas e precisa desempenhar suas funções com a devida amabilidade e paciência que a profissão requer.

O curso de fisioterapia possui 10 semestres (5 anos) e necessita do cumprimento de estágio obrigatório para a formação do fisioterapeuta. Além de aulas teóricas, o curso conta com uma série de aulas práticas, necessárias para a vivência do aluno.

Hoje, é possível concluir a graduação em fisioterapia tanto de forma presencial quanto na modalidade EAD (ensino a distância).

Confira algumas disciplinas abordadas no Curso de Fisioterapia EAD da UNIASSELVI:

Formação Integral em Saúde
Epidemiologia Bioquímica Básica e Metabolismo
Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor
Fisiopatologia Geral
Fundamentos de Fisioterapia e Ética Profissional
Anatomorfofisiologia do Sistema Tegumentar e Locomotor
Movimento Funcional Humano
Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso
Avaliação Físico Funcional e Imaginologia
Cinesioterapia
Eletrotermofototerapia
Farmacologia e Toxicologia
Recursos Terapêuticos Manuais
Fisiologia do exercício e Avaliação Cardiorrespiratória
Fisioterapia Aquática
Fisioterapia na Saúde do Idoso
Fisioterapia Traumato-Ortopédica
Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia na Saúde da Criança
Fisioterapia na Saúde da Mulher
Fisioterapia Cardiovascular
Fisioterapia Respiratória e Intensivismo
Fisioterapia na Saúde do Trabalhador
Prótese e Órtese

Habilidades necessárias para ser um bom fisioterapeuta

Um bom fisioterapeuta, além de dominar todas as técnicas e conhecimentos teóricos referentes à profissão, precisa de um leque de habilidades que podem ser desenvolvidas ao longo de sua formação ou carreira e que são fundamentais para o sucesso na profissão.

Muitas dessas habilidades estão relacionadas com o tratamento humano, já que é uma área que está diretamente ligada ao tratamento de dores e traumas que, muitas vezes, causam prejuízos emocionais ao indivíduo. Considerando isso, é importante que um fisioterapeuta possua:

  • Equilíbrio emocional
  • Empatia
  • Boa capacidade de observação
  • Boa capacidade de análise e decisão
  • Boa disposição física
  • Coordenação motora fina
  • Comunicação direta, didática e afetuosa
  • Autocontrole e paciência
  • Responsabilidade

Além disso, é preciso estar atento às evoluções da área da saúde que são constantes e, como consequência, se atualizando sempre sobre as novidades e novas formas de tratamentos para a área.

Buscar especializações e conhecimento de áreas correlatas também é desejável a esse profissional, para que ele consiga atuar melhor de forma interdisciplinar e buscar, assim, melhores soluções aos seus pacientes.

Comece a trilhar o caminho do seu sonho com a UNIASSELVI

Se você gosta de cuidar das pessoas, é empático e enxerga a área da saúde como do seu interesse, o curso de fisioterapia pode ser para você. O melhor é que você pode contar com a graduação em fisioterapia na modalidade EAD da UNIASSELVI, com mais flexibilidade e qualidade para conquistar seu diploma e ser um profissional de responsabilidade na área.

Saiba mais sobre o Curso de Graduação em Fisioterapia EAD da UNIASSELVI

📞 Ligue: (67) 9 9876-7273

📬 Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Relacionadas