Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Segunda graduação: Você merece esse sonho

Neste conteúdo, vamos abordar os pontos mais importantes para explicar quando essa é uma boa opção.

Assessoria de Comunicação

23 de Abril de 2022 - 08:23

Segunda graduação: Você merece esse sonho

Entrar na faculdade não é um objetivo exclusivo de quem está terminando o ensino médio ou de quem ainda não possui uma graduação. Muitas pessoas, depois de concluir um primeiro curso de ensino superior, decidem continuar os estudos partindo para uma segunda graduação.

Mas como funciona a segunda graduação? Vale a pena fazer?

Neste conteúdo, vamos abordar os pontos mais importantes para explicar quando essa é uma boa opção.

O que é a segunda graduação?

Após se formar no ensino médio, a melhor forma de se inserir no mercado em uma área profissional compatível com o seu perfil é realizando um curso de nível superior.

No Brasil, a graduação pode representar um aumento salarial de até 140%, segundo pesquisa realizada pela OCDE em 2017. Logo, a continuidade dos estudos é fundamental para conseguir disputar as vagas que pagam melhor em cada área de atuação.

No entanto, nos últimos anos, a graduação deixou de ser o principal diferencial para que os profissionais consigam melhores faixas salariais. Com isso, outras formas de melhorar a qualificação, como os cursos de idiomas, as pós-graduações e a segunda graduação têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.

Assim, a segunda graduação é, basicamente, um novo bacharelado ou licenciatura, que pode ser feito em uma área totalmente diferente da primeira formação, ou uma continuidade do curso já concluído.

É muito comum, por exemplo, que alunos de cursos que oferecem as modalidades de licenciatura e bacharelado solicitem continuidade de estudos para obter as duas habilitações, formando-se em duas graduações diferentes na mesma área.

Além disso, existem muitas pessoas que, algum tempo depois de concluir a primeira graduação, percebem que não se adaptaram à profissão inicialmente escolhida. Nesses casos, a segunda graduação torna-se uma possibilidade de mudar de carreira sem ter que passar novamente por todo o processo dos vestibulares.

Ter uma segunda graduação vale a pena?

Primeiramente, podemos dizer que todos os esforços para adquirir mais conhecimentos e investir na capacitação profissional vão compensar se estiverem em sintonia com os seus objetivos. Sobre a segunda graduação, podemos dizer o mesmo.

Portanto, caso você considere essa possibilidade como uma forma de ingressar em outra área de atuação, de incrementar o seu currículo, ou de aprofundar seus conhecimentos em um ramo em que já atua, uma segunda graduação vale sim a pena.

Alunos do curso de bacharelado em Letras, por exemplo, podem se beneficiar ao fazer uma segunda graduação em licenciatura, ou Jornalismo, aumentando assim as possibilidades de atuação profissional.

Outro bom exemplo é o dos estudantes de Psicologia, que frequentemente buscam uma segunda graduação na área de Pedagogia como forma de aprimorar as habilidades para o atendimento de crianças e adolescentes.

A única ressalva para quem deseja fazer uma segunda graduação é que essa escolha deve ser sempre bem pensada, baseada em objetivos concretos e reais. Do contrário, uma segunda graduação pode acabar sendo apenas um desvio, ou uma distração no seu caminho para um maior reconhecimento profissional.

Quem pode fazer segunda graduação?

A segunda graduação é uma possibilidade para qualquer pessoa que já tenha se formado em um curso de bacharelado ou licenciatura, existindo diferentes formas de ingresso.

Uma das formas mais simples de começar a segunda graduação é em cursos que oferecem as modalidades bacharelado e licenciatura.

Neles, após concluir uma das habilitações, os alunos podem pedir continuidade de estudos para obter a segunda habilitação, concluindo duas graduações de um mesmo curso (bacharelado e licenciatura).

Outra possibilidade é solicitar a obtenção de novo título ou ingresso de “portador de diploma”, que em algumas faculdades servem como substitutos ao vestibular para aqueles que já concluíram uma graduação anteriormente.

Dessa forma, não será necessário fazer outro vestibular. Porém, vale o alerta de que nem todas as faculdades aceitam essas formas de ingresso como processo seletivo. Por isso, lembre-se de sempre consultar a instituição sobre as formas de ingresso para quem já possui uma primeira graduação.

A UNIASSELVI é uma das principais instituições de ensino superior que aceita alunos já graduados para cursarem uma segunda graduação sem a necessidade de um novo processo seletivo!

Quando fazer uma segunda graduação?

Embora fazer uma segunda graduação seja uma decisão que depende muito dos desejos pessoais de cada um, existem momentos e situações que indicam que pode ser a hora de investir nessa ideia.

A primeira, e que mais se destaca é quando, após iniciar a atuação profissional em uma área, você não sente identificação e disposição para continuar nesse mercado por vários anos.

Esse cenário é extremamente comum, especialmente entre os mais jovens, afinal, escolher uma profissão com 17 ou 18 anos nunca é uma tarefa fácil e definitiva. Por isso, muitos desses recém-formados procuram continuar os estudos fazendo uma segunda graduação antes de uma pós-graduação.

Outra situação comum é quando a segunda graduação é procurada como uma forma de complementar a primeira.

Outros bons exemplos são dos alunos de Educação Física que fazem uma segunda graduação em Fisioterapia e dos estudantes de Administração que, depois, cursam Ciências Contábeis.

Sobre a idade “ideal” para fazer a segunda graduação, ressaltamos que não é algo com que você deve se preocupar. Além dos jovens recém-formados, muitas pessoas que passam anos atuando em uma área decidem investir em uma nova carreira fazendo um novo curso, e não existe idade “certa” para investir nos seus sonhos.

É possível fazer segunda graduação à distância?

Além de oferecer a possibilidade de fazer a segunda graduação sem a necessidade de passar por processos como o ENEM, o ENCCEJA, ou o Sisu, vários cursos da UNIASSELVI podem ser feitos em formato EAD semi-presencial.

Usando a nossa plataforma de ensino, as aulas e materiais didáticos necessários para cada disciplina ficam disponíveis para que os alunos acessem nos horários mais convenientes.

Com essa flexibilidade fica muito mais fácil conciliar os estudos de uma segunda graduação com as obrigações da rotina. Assim, mesmo quem exerce uma atividade profissional ou doméstica no dia a dia, consegue continuar estudando.

Todos os cursos ainda contam com suporte de tutores especializados nos temas ensinados e os encontros semanais garantem o desenvolvimento de habilidades específicas em aulas práticas periódicas.

A UNIASSELVI é hoje uma das mais importantes instituições privadas de ensino superior do Brasil, com mais de 800 polos de ensino à distância espalhados por todas as regiões do país.

E se você ainda não sabe por qual curso optar na sua segunda graduação, aproveite para fazer o nosso teste de personalidade e descubra quais áreas mais combinam com você!

📞 Ligue: (67) 9 9876-7273

📬 Endereço: Rua Rio Grande do Sul, Nº45, Centro

Fontes:

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/segunda-graduacao-vale-a-pena-investir-em-um-novo-curso

https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/segunda-licenciatura-ead/

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/ampesc/admiravel-mundo-novo/noticia/2018/11/20/o-impacto-do-ensino-superior-no-salario-dos-recem-formados.ghtml

Relacionadas