Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Ex-prefeito de Corumbá e ex-diretor da Sanesul são presos em Campinas

Mandado de prisão também foi expedido contra Francisco de Lagos, ex-secretário de Cultura em MS

Com informações da EPTV

20 de Maio de 2011 - 10:50

A Corregedoria da Polícia Civil e promotores públicos iniciaram na madrugada desta sexta-feira uma operação em São Paulo para cumprir 20 mandados de prisão nas cidades de Campinas, Jundiaí, Vinhedo e Jaguariúna. As investigações são sobre fraudes em contratos públicos, incluindo a Sanasa (Empresa de Saneamento de Campinas).

Entre os presos estão Ricardo Chimirri Candia, ex-prefeito de Corumbá e ex-diretor de Planejamento e Urbanismo de Campinas, além do ex-diretor da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Aurélio Cance Júnior, que era diretor técnico da Sanasa.

Francisco de Lagos, que foi secretário de Cultura em Campo Grande, na prefeitura de Lúdio Coelho e também foi presidente da Fundesporte no governo Pedro Pedrossian, e exercia o cargo de secretário de Comunicação em Campinas, é tido como foragido.

Além deles, a operação expediu mandados de prisão contra o vice-prefeito, Demétrio Vilagra, o secretário municipal de Segurança, Carlos Henrique Pinto, empresários e diretores da Sanasa.

O caso - As suspeitas sobre as fraudes foram reveladas em setembro de 2010 após operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que prendeu uma quadrilha que fraudava contratos em diversas prefeituras, como Indaiatuba, Hortolândia e Campinas. O esquema teria gerado prejuízo de R$ 615 milhões aos cofres públicos dos municípios.

As investigações mais recentes do caso Sanasa envolviam a filha de Ricardo Cândia, Rafaela Costa Candia, que tinha terrenos em seu nome, locais onde a prefeitura autorizou a instalação de torres de telefonia celular.

O aluguel de 14 terrenos para instalação de antenas de celular em Campinas poderia render por mês até R$ 112 mil para a empresa CD Empreendimentos, que tem como sócia Rafaela.

Rafaela também figura como sócia da RP incorporações Ltda., que teve seu pai como acionista majoritário até 2008.